Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 02.07.12

Valência: Incêndios continuam activos, 14 estradas foram cortadas

Os incêndios florestais que afetam desde o fim-de-semana duas regiões de Valência (Espanha) continuam ativos, por controlar, e obrigam ao corte de 14 estradas, pelo que as autoridades vão hoje reforçar os meios de combate no terreno.

Informações da Delegação do Governo e do Centro de Emergências referem que meia centena de meios aéreos estará hoje a apoiar o combate às chamas nas localidades de Cortes de Pallás e Andilla, que já destruíram centenas de hectares.
Centenas de efetivos estão no terreno desde sexta-feira, apoiados por 100 veículos e 19 autobombas, dois helicópteros e oito aviões Canadair, permanecendo cortadas 14 estradas locais.
Depois de várias horas de combate, foi possível travar a progressão das chamas no setor da Sierra de Martes, a 10 quilómetros da central nuclear de Cofrentes, pelo que não há perigo de que as chamas cheguem àquelas instalações.
Duas pessoas detidas por suspeitas de terem provocado o incêndio de Cortes de Pallás foram entretanto libertadas, continuando detido um homem de 57 anos, considerado suspeito de ter provocado o incêndio de Andilla
As elevadas temperaturas e a mudança de ventos contribuíram no domingo para que o incêndio de Andilla aumentasse para o dobro durante a tarde, avançando em direção da Serra Calderona.
As previsões meteorológicas antecipam que as condições sejam hoje mais favoráveis às equipas no terreno, com o vento a reduzir e a mudar de direção.
Por precaução foram retiradas de suas casas cerca de 1.600 pessoas.
De acordo com a EFE, o entendimento das autoridades espanholas é de que é preferível "pecar por excesso" e, por isso, optaram pela retirada de pessoas nas localidades de Teresa, Sacañet, Canales, Gátova, Marines Viejo, na urbanização El Real de Marines, para além de Oset, Artaj e Pardanchinos, entre outras.
Entretanto, a Cruz Vermelha Espanhola aumentou para 900 o número de camas disponíveis em albergues, na sequência da evolução dos incêndios, assim como o número de voluntários, para cerca de 150, que dão apoio às pessoas afetadas.
Mais de 500 pessoas estão já a ser apoiadas nestes locais, segundo informou hoje a Cruz Vermelha.
 
Diário Digital/Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:42



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags