Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 28.05.11

Bombeiros do Cadaval Assinalaram 90 anos de Existência


    A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) assinalou, no passado dia 21 de Maio, o seu 90.º aniversário, com dois dias de atividades comemorativas que incluíram a realização de um encontro de fanfarras e a presença de diversas entidades oficiais.
     
    O programa de aniversário da associação de bombeiros arrancou com a realização do tradicional jogo de futebol “solteiros – casados” na tarde de sábado, com posterior lanche-churrasco dirigido a bombeiros e diretores da corporação cadavalense.

    As comemorações prosseguiram no domingo, 22 de Maio, através da romagem ao cemitério do Cadaval, com deposição de uma coroa de flores no talhão dos soldados da paz, homenageando assim bombeiros e diretores já falecidos.

    De seguida, teve lugar um pequeno desfile apeado até a igreja matriz do Cadaval, no qual os bombeiros efetuaram o transporte, em andor, do respectivo patrono – S. Marçal.
    Após realização de missa, efetuou-se a bênção do novo veículo-escada da corporação, apadrinhado pela comuna de Kayl-Tétange (Luxemburgo), e pelo emigrante cadavalense no Luxemburgo, Amílcar Caetano.

    As festividades continuaram com o desfile do corpo de bombeiros e da respectiva fanfarra pelas ruas da vila do Cadaval.
    O momento após a condecoração de bombeiros

    Seguiu-se a recepção em formatura às entidades oficiais presentes, que antecedeu  a sessão solene onde discursaram os principais convidados, e se condecoraram bombeiros com medalhas de cobre, prata e ouro, respectivamente pelos cinco, dez e quinze anos de serviços prestados.

    Na ocasião foi ainda condecorado o estandarte da AHBVC com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, pelos seus 90 anos de existência.
    Entidades oficiais presentes na sessão solene do aniversário dos bombeiros

    O programa festivo prosseguiu com um almoço-convívio entre convidados, bombeiros, diretores, elementos das fanfarras e familiares.
    À tarde, decorreu um desfile de fanfarras pelas ruas da vila, com paragem em frente a uma tribuna instalada na Praça da República, perante o olhar atento de entidades oficiais e demais público assistente.

    Estiveram presentes neste encontro as fanfarras de Azambuja, Bombarral, Caldas da Rainha, Cascais, Nazaré, Peniche e Cadaval.
    O desfile de fanfarras da região encerrou as festividades

    A nível oficial, as comemorações do aniversário da AHBVC contaram com a presença de diversas individualidades, nomeadamente: o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Aristides Sécio; o governador civil do distrito de Lisboa, António Galamba; o comandante distrital de operações, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do Comando Distrital de Operações, André Fernandes; o vice-presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rui Silva, e o vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, Rui Ferreira.

    As festividades contaram ainda com a participação de diversos outros representantes de instituições civis e militares do concelho – entre os quais autarcas e presidentes dos órgãos sociais da AHBVC – para além de comandantes e diretores de corporações vizinhas.

    Fonte: SCRP | CMC

    Autoria e outros dados (tags, etc)

    por Diário de um Bombeiro às 09:30



    Mais sobre mim

    foto do autor


    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Pesquisar no Blog  

    calendário

    Maio 2011

    D S T Q Q S S
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031




    Tags

    mais tags