Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 11.10.11

Bombeiros de Esmoriz: Domingo, dia 9 muito "quente"


Desde perto das seis da manhã que os Bombeiros Voluntários de Esmoriz estão envolvidos no combate a incêndios na sua área de intervenção e ainda em apoio a zonas vizinhas, para além da equipa de 5 homens e um VCI que mantêm em Arcos de Valdevez.


Às 05h45m o alerta para o Incêndio Florestal em Mourão – Cortegaça para o qual se deslocaram 3 viaturas e 20 Bombeiros para o combate e que por volta das 9h30 estava dominado seguindo-se uma fase de rescaldo e de vigilância.


Por volta das onze e trinta mais uma saída de 3 viaturas dos Bombeiros de Esmoriz com 15 homens para combaterem Incêndio Florestal em Cortegaça na zona poente da linha de caminho de ferro e perto da fronteira com Maceda.

Em Maceda outro incêndio, também por volta das 12h30, na Rua do Outeiro que envolveu mais três viaturas e 15 homens e entretanto extinto.
Nos arredores da cidade de Esmoriz, por volta das 14h30 e até onde a vista alcançava outras colunas de fumo eram visíveis a nascente e a norte presumindo-se que nos concelhos vizinhos também o fogo não desse descanso aos Bombeiros.

Mal refeitos da manhã e inicio de tarde turbulenta em termos de incêndios e ainda com rescaldos a decorrer, mais um pedido do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro para apoio a um incêndio que lavrava desde cerca das 14h00 em Silvalde, a nascente da Igreja Matriz daquela localidade em zona florestal. Saiu, por volta das 14h45 um VFCI com 5 homens. E cerca de 45 minutos depois um VECI com dois homens para o mesmo local. (15h30)


As noticias de incêndios ainda não terminariam por hoje.


Enquanto dois veículos dos Bombeiros de Esmoriz se encontravam a dar apoio na extinção de um incêndio em Silvalde/Espinho um VLCI, um VECI e um VCOT rumavam novamente a zona do Mourão, em Cortegaça para mais uma ocorrência de incêndio.


Com o vento inconstante e duas frentes para trabalhar, uma delas, pelo menos próxima de habitações os Bombeiros de Esmoriz tiveram necessidade de fazer reforço com mais um VECI em VFCI e ainda com um VFCI dos colegas de Ovar pois o fogo teimava em lavrar.


Numa zona de floresta e mato nada cuidada e onde o mato que se pisava era autêntica pólvora seca, numa tarde de elevada temperatura e vento a soprar por vezes contra a acção dos Bombeiros o trabalho dos soldados da paz levou umas boas duas horas para que tudo ficasse extinto.
Cinco viaturas e vinte homens estiveram envolvidos no combate às chamas. (17h30)



Fotos gentilmente cedidas por responsavel do Gabinete de Comunicação e Imagem do CB Esmoriz


Em nome da Administração através do Departamento de Relações Públicas do DB deixamos aqui um agradecimento ao Comandante Miguel Gomes, por ter aceite o nosso pedido de nos enviar noticias sobre o seu Corpo de Bombeiros, bem como ao Gabinete de Impresa dos Bombeiros de Esmoriz, em especial ao Paulo Reis, pelo envio das fotos e com respectivo documentario.

( Em breve será publicado mais fotos na fotogaleria do blog do Diário de um Bombeiro )

Um BEM HAJA!




Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:02


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031




Tags

mais tags