BRAGANÇA – A fim de ser dada informação aos Munícipes, encarrega-me o Ex.mo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança de veicular os seguintes dados:
1.Na sequência da queda de neve, que se verificou a partir das 2:30 horas, o Serviço Municipal de Proteção Civil delineou previamente um plano de operações com vista a minimizar os constrangimentos daí resultantes, de modo a permitir a circulação de pessoas e viaturas, com a segurança possível, dadas as condições climatéricas.
2.A operação de intervenção teve início hoje, a partir das 6:00 horas, com a afetação dos seguintes recursos:
- 2 limpa neves;
- 8 carrinhas;
- 3 tractores;
- 50 pessoas;
3.Ponto da situação: as principais artérias (ruas e passeios) da cidade, englobando o Centro Histórico e todos os locais críticos, foram já intervencionados, num total de 40 km.
Até ao final do dia espera-se reunir melhores condições de circulação para os Munícipes.
4.Relativamente ao meio rural os meios já estão no terreno.
5.O Serviço de Proteção Civil Municipal está, ainda, a trabalhar em estreita colaboração com a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Bragança, no sentido de garantir que as IPSS do Concelho prestem apoio domiciliário ao nível das refeições.
6.Devido à continuação de queda de neve, não estão ainda reunidas condições para a circulação de transportes públicos de passageiros, na Cidade e na área rural.
7.À semelhança de intervenções efetuadas em situações similares, a Protecção Civil Municipal tem utilizado todos os meios humanos e materiais de que dispõe, com a colaboração dos Bombeiros, PSP, GNR, CDOS e Cespa no sentido de, com a maior rapidez, proporcionar a melhor circulação possível de pessoas e viaturas, com segurança, quer na cidade quer no meio rural.
8.Por último, considerando que não é possível garantir a resolução imediata das dificuldades originadas pelas condições atmosféricas adversas e atendendo à elevada extensão da cidade, é oportuno salientar e agradecer a colaboração dos cidadãos, no cumprimento das regras mínimas e orientações gerais e específicas de proteção civil.
9. A proteção civil é obrigação de todos os cidadãos. Neste sentido apela-se à contribuição de cada pessoa na limpeza e desobstrução dos acessos às habitações e comércios.
por local.pt