Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Domingo, 29.07.12

BOMBEIROS TONDELA: Cercados pelo fogo

(em actualização)

Bombeiros de Tondela estiveram "cercados pelo fogo" e foram salvos por descargas de meios aéreos.

Cinco bombeiros de Tondela, Viseu, estiveram hoje cercados pelas chamas que lavram na serra do Caramulo, depois da viatura em que seguiram ter tido um acidente, mas foram salvos por descargas de água de meios aéreos.

Segundo fonte dos bombeiros de Tondela, a viatura de combate a incêndios  em que os cinco homens seguiam "tombou lateralmente" junto à povoação de  Carvalhinho - que esteve ameaçada pelas chamas a meio da tarde de hoje -  e os seus ocupantes ficaram "cercados pelo fogo".  
De acordo com a mesma fonte os meios aéreos que estão a atuar no incêndio  efetuaram descargas de água no local, auxiliados por outro veículo de combate  ao fogo, não tendo os bombeiros sofrido ferimentos.  
"Os bombeiros não ficaram feridos e já estão a combater o incêndio",  disse, por seu turno, à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações  de Socorro (CDOS) de Viseu.  
De acordo com a mesma fonte a viatura acidentada "já foi removida do  local", situado numa zona de acessos "fáceis".  
O incêndio, que lavra em zona de mato, chegou a ser dado como dominado  na noite de sexta-feira mas reativou-se pelas 15:47 de hoje e possuía, pelas  17:10, duas frentes ativas, depois de ter chegado a lavrar em três frentes.
Segundo a fonte do CDOS de Viseu as chamas junto à povoação do Carvalhinho  foram controladas e a frente que agora mais preocupa os bombeiros dirige-se  para o cume da serra, para uma zona onde existem antenas de telecomunicações  "estando os meios de combate a ser reposicionados". 
De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Proteção  Civil (ANPC) o incêndio do Caramulo está a ser combatido por 164 operacionais,  apoiados por 44 viaturas, um helicóptero bombardeiro pesado e dois aviões  bombardeiros médios anfíbios.  
Este incêndio é o único que aparece em destaque na página da ANPC, embora  pelas 18:00 estivessem em curso dois fogos florestais no país. 
Ainda de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil  desde as 00:00 de hoje registaram-se 55 ocorrências. 

Fonte: SICNoticias


Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:58



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags