Localizado em local de difícil acesso do Parque, o fogo está ativo desde domingo à tarde.
|
O fogo lavra no lugar de Solheiro, no Parque Nacional Peneda-Gerês (Foto: Nelson Garrido) |
Um incêndio mantinha-se ativo hoje de madrugada no Norte de Portugal, nas Terras de Bouro, no Parque Nacional Peneda-Gerês. Um outro, que deflagrara ao início da tarde de segunda-feira, em Bragança, no Parque Natural de Montesinho, foi extinto ao final da noite de ontem.
De acordo com a página on-line da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo do concelho de Terras de Bouro deflagrou durante a tarde de domingo e prosseguia com uma frente ativa em mato. A sua localização num "local de difícil acesso aos meios de combate terrestre", em que estão envolvidos 18 bombeiros e sete veículos operacionais, tornava problemática a sua neutralização.
O incêndio da localidade de Lama Grande, concelho de Bragança, foi dado como dominado às 23:06, cerca de oito horas depois de ter deflagrado. No local, estavam ainda 23 homens e cinco veículos.
Outros três fogos que lavraram ontem no distrito de Braga foram entretanto dados como dominados.
Desde as 00:00 de segunda-feira, ocorreram 216 incêndios, de acordo com a Proteção Civil.
fonte: DN
Incêndio em Terras de Bouro lavra em local de difícil acesso
O incêndio que lavra no Parque Nacional Peneda-Gerês, em Terras de Bouro, continua a progredir num local de difícil acesso aos meios de combate terrestres, sendo às 6h30 o único activo em Portugal continental.
O fogo, no lugar de Solheiro, no Parque Nacional Peneda-Gerês, no distrito de Braga, deflagrou na segunda-feira às 16h48 e tem nesta altura uma frente activa, consumindo uma área de mato. Também em Terras de Bouro, um outro fogo tinha deflagrado no domingo e tinha entrado em fase de rescaldo na madrugada de segunda-feira.
Dez operacionais, apoiados por quatro veículos, estão envolvidos no combate ao incêndio, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que contabilizou já cinco incêndios desde as 0h desta terça-feira. Na segunda-feira, a ANPC registou 208 ocorrências, que envolveram 1447 operacionais, com o apoio de 403 veículos.
Neste domingo, e contabilizando ocorrências de poucas dimensões, a Protecção Civil registou mais de 200 fogos. No sábado, tinham já sido registados 352 incêndios florestais – muitos de pequenas dimensões –, que foram combatidos por um total de 3207 operacionais (bombeiros, Guarda Nacional Republicana e serviços florestais), apoiados por 866 veículos. Um deles, de maiores dimensões, no concelho de Mação, chegou a mobilizar mais de 150 elementos.
De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), os concelhos de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, e da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, apresentam nesta terça-feira risco muito elevado de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco. O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. Apesar de ainda ser Inverno, vários concelhos do país têm estado em alerta para risco de incêndio.
As temperaturas máximas previstas para esta terça-feira são de 20 graus Celsius em Braga, Castelo Branco e Beja, 19º em Évora, Leiria e Viseu e 18º em Bragança. Lisboa e Faro vão chegar aos 17º, enquanto o Porto vai registar uma máxima de 16º.
fonte: Publico