Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 26.03.13

Poluição aumenta com consumo de lenha para poupar na energia

As queimas domésticas causam 30 por cento da poluição atmosférica em Portugal, de acordo com um estudo da Universidade de Aveiro, que alerta para o aumento do consumo de lenha, face ao agravamento do gás e eletricidade.

De acordo com estimativas da Universidade de Aveiro, em 2010 os portugueses queimaram dois milhões de toneladas de lenha em lareiras e recuperadores de calor e o consumo tem vindo a aumentar.

“Dos contactos que temos tido com fornecedores desses equipamentos e vendedores de lenha, no centro e norte do país e em particular nos distritos de Aveiro e Viana do Castelo, as vendas não têm parado de aumentar”, disse à Lusa a investigadora Célia Alves.

Célia Alves, do grupo de Qualidade de Atmosfera do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), atribui o fenómeno ao aumento dos preços do gás e eletricidade e à redução do rendimento das famílias, tanto mais que a tendência se está a verificar também noutros países do sul da Europa, em particular na Grécia, segundo informações que tem trocado com investigadores de outros países.

De acordo com o estudo daquele centro de investigação da Universidade de Aveiro, a queima de madeira em equipamentos caseiros representa uma fonte considerável de emissão de poluentes para a atmosfera com consequente agravamento da qualidade do ar.

As conclusões da investigação do CESAM da UA alertam para o perigo que a percentagem tendencialmente crescente constitui para a saúde pública.


por Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:46


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags