Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 06.04.11

Arganil: Plantar para Melhor Respirar 2011

No Ano Internacional das Florestas, o perímetro florestal da Nossa Senhora das Necessidades, situado junto à Gramaça, na freguesia de Aldeia das Dez, foi mais uma vez palco da acção Plantar para Melhor Respirar, que decorreu nos dias 28 e 29 do corrente mês de Março, segundo informação emitida pelo Município de Oliveira do Hospital.
Tal como no ano transacto, esta iniciativa teve o envolvimento participado dos agrupamentos de escolas do concelho de Oliveira do Hospital e contou com cerca de 800 crianças do 1º CEB que, juntamente com o pessoal técnico presente na acção, plantaram mais de 4000 árvores, dispostas por uma área de 5ha, que tinha sido fustigada pelo incêndio florestal de 2005. Neste sentido, ficou instalado no local um cartaz de sensibilização/informação sobre o progresso de reflorestação registado até ao momento.
Carvalho roble ou Carvalho alvarinho (Quercus robur), Carvalho negral ou Carvalho das beiras (Quercus pyrenaica), Carvalho português ou Carvalho cerquinho (Quercus faginea), Castanheiro (Castanea sativa) e Medronheiro (Arbutus unedo), constituem as espécies de árvores que foram plantadas na acção deste ano.
Este projecto faz parte integrante de um plano de sensibilização e formação previsto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Oliveira do Hospital, que prevê a sensibilização e educação da população em geral e da comunidade escolar em particular, uma vez que, no entendimento da autarquia, são as crianças e os jovens que possuem o dom natural de serem curiosos, perseguir a informação e passá-la aos que estão em seu redor.
A mesma ideia foi igualmente expressa nas palavras que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, dirigiu aos muitos alunos que fizeram parte desta iniciativa, assim como às entidades presente. 
Para além do executivo em permanência, estiveram presentes no arranque da acção várias outras entidades, nomeadamente: Director da Unidade de Gestão Florestal do Pinhal Interior Norte; Comandante Distrital de Operações de Socorro; Presidente da Direcção da Cooperativa de Agricultores de Alvoco das Várzeas; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital; Comandante do Destacamento Territorial da Lousã da GNR; Presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas; Presidente da Irmandade de N. Sra. Das Preces; Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Arganil, Elo Técnico do Governador Civil de Coimbra; ADESA – Associação de Desenvolvimento Regional da Serra do Açor; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira; CAULE – Associação Florestal da Beira Serra; Conselho Directivo dos Baldios da Gramaça; Presidente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo; ARCIAL; Direcção do Agrupamento de Escolas do Vale do Alva e SONAE Industria. 

por Rebelo de Sousa Tavares
fonte: Arganil.eu

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:06


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags