Mais de 190 bombeiros de 25 corporações, auxiliados por 67 veículos, combateram um incêndio numa sucata em São Marcos, Sintra. O IC19 foi cortado às 17 horas e só foi reaberto nos dois sentidos ao final da noite de sexta-feira.
De acordo com a página oficial da Protecção Civil, 191 bombeiros, auxiliados por 67 veículos, combatiam o incêndio pelas 20.00 horas. Além destes operacionais, provenientes de mais de 25 corporações, no local estiveram meios municipais de polícia e protecção civil, a PSP, da PJ e representantes da concessionária do IC19, a ASCENDI.
O fumo deste fogo obrigou ao corte do trânsito no IC19, que liga Sintra a Lisboa, nos dois sentidos, cerca das 17 horas, para "precaução dos condutores" e "segurança de passagem dos bombeiros", segundo o comandante distrital da Protecção Civil de Lisboa, Elísio Oliveira. O trânsito no interior de Queluz, Massamá, Monte Abraão e à entrada do Cacém ficou muito congestionado.
A circulação foi reaberta apenas no sentido Lisboa-Sintra, pouco depois das 20 horas. Ao final da noite de sexta-feira, o trânsito foi restabelecido no sentido contrário, ainda que na zona do sinistro continue uma faixa interdita, onde se concentram carros de bombeiros em operações de rescaldo.
Incêndio circunscrito à sucata
Durante a tarde, o aparato foi grande no local do incêndio. AS chamas consumiram pneus e restos de antigos carros, originando uma coluna de fumo negro e espesso.
Fonte: JN