Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 18.05.11

Proteção Civil Coloca Todos os Distritos em Alerta Azul

Lisboa - A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou, esta terça-feira todos os distritos de Portugal Continental em alerta azul devido às previsões de ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas, alertando a população para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

A Proteção Civil acionou o alerta Azul para Portugal continental devido à possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas, alertando a população para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio, eventual formação de lençóis de água, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundações de estruturas urbanas subterrâneas.
 
Também o Instituto de Meteorologia (IM) colocou Aveiro, Viseu, Guarda e todos os distritos a Sul em alerta amarelo devido aos aguaceiros fortes acompanhados de trovoada, até ao final do dia de quarta-feira.
Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Açores e Madeira estão com o aviso verde.
A temperatura máxima também vai descer em todo o país.

fonte: Diário Digital

Precipitação forte, granizo e trovoadas vão manter-se até sábado


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que a precipitação forte, o granizo e as trovoadas vão manter-se até sábado, devido a uma depressão centrada na região da Madeira.

Segundo a página de Internet do IM, a depressão na Madeira começou na terça-feira a afectar as condições meteorológicas no continente, em alguns locais das regiões Sul e Centro, nomeadamente no Alto Alentejo e em Lisboa.
O IM prevê que esta depressão se desloque lentamente para nordeste, afectando o estado do tempo no território do continente até sábado, prevendo-se aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoadas.

Esta situação meteorológica será mais intensa até quinta-feira, dia em que se prevê que se comece a registar uma diminuição das condições de instabilidade.
O IM manteve hoje todos os distritos de Portugal sob aviso amarelo, até ao fim do dia de hoje, devido à possibilidade de ocorrência de chuva e aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro. Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) manteve hoje sob alerta azul, até ao fim do dia, todos os distritos de Portugal continental devido à previsível ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas.

Segundo a ANPC, esta situação pode provocar os seguintes efeitos: cheias rápidas em meio urbano, cortes de estrada devido a inundações e danos em estruturas.
De acordo com o IM, em Portugal continental prevê-se igualmente uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.

No arquipélago da Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes norte.
Para os Açores, o IM prevê períodos de céu muito nublado com abertas nos grupos Ocidental, Central e Oriental, sendo que nos dois últimos estão ainda previstos aguaceiros fracos e pouco frequentes.

O IM prevê para Lisboa uma temperatura máxima de 23 graus Celsius, para Faro de 23 e para o Porto de 25.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 14:54


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Tags

mais tags