Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 20.08.11

Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Viseu em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Com risco máximo de incêndio estão os concelhos do Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Gouveia e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Castro Daire (Viseu), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra) e Oleiros (Castelo Branco).

De acordo com o IM, em risco elevado de incêndio estão vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre “reduzido” e “máximo”. O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13h00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 191 incêndios que foram combatidos por 2321 bombeiros, com o auxílio de 588 veículos.

O IM prevê para hoje céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da tarde com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial nas regiões do Centro e Sul, vento fraco, subida da temperatura máxima no litoral peste e neblina ou nevoeiro matinal a norte do Cabo Raso. Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 35 graus Célsius, no Porto 28 e Faro 30.

Risco alto de radiação ultravioleta

Por outro lado, a radiação ultravioleta (UV) mantém-se hoje com valores muito altos em Portugal, também de acordo com dados do IM. No nível muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol. Estes cuidados devem ser vigorar entre as 11h00 e as 16h00.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.


Fonte: Público

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 01:46


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags