Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 04.12.10

Neve Corta Estradas e Fecha Escolas

O distrito da Guarda foi o mais afectado, num total de nove distritos do norte e centro do país, pela queda de neve e formação de gelo, onde mais escolas e estradas encerraram por falta de segurança, escreve a Lusa.

A queda de neve e formação de gelo durante a noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira afectaram nove distritos do norte e centro do país: Guarda, Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro.

Na Guarda, pela manhã, mais de uma dezena de estradas foram cortadas: dez nacionais e uma regional.

A dificuldade nos acessos levou ainda ao encerramento de todas as escolas em sete dos 14 concelhos da Guarda: Aguiar da Beira, Gouveia, Seia, Manteigas, Sabugal, Guarda e Trancoso.

Também no distrito de Bragança, a totalidade das escolas de quase metade dos concelhos encerraram devido ao gelo que se formou durante a noite sobre a neve que caiu quinta-feira na região.

Os alunos de cinco dos 12 concelhos do Nordeste Transmontano ficaram em casa esta manhã por falta de condições para os transportes escolares circularem principalmente nas estradas rurais: o mesmo motivo levou ao corte de quatro estradas nacionais.

Segue-se o distrito de Vila Real, que acordou com um total de 13 estradas (nacionais, municipais e regionais) encerradas ao trânsito por causa da formação de gelos. As principais estradas que atravessam o distrito, como o Itinerário Principal 4 (IP4) e as auto-estradas A24 e A7, estiveram transitáveis durante o dia, embora com precauções por causa do gelo.

Os transportes escolares não se efectuaram em concelhos como Montalegre e zonas mais altas de Boticas e Ribeira de Pena.

Em Viseu estiveram intransitáveis seis vias nacionais e sete municipais, enquanto que no distrito de Braga encerraram quatro estradas nacionais e uma municipal.

Estão ainda cortadas duas estradas nacionais no distrito de Coimbra; duas municipais no distrito de Castelo Branco; uma estrada nacional no distrito do Porto (na zona do Marão) e uma estrada municipal no distrito de Aveiro (Arouca).

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Castelo e Portalegre são os distritos em que se verifica a persistência de temperaturas baixas, sobretudo ao nível das mínimas, razão pela qual o Instituto de Meteorologia (IM) activou o aviso amarelo.
in: Diário IOL

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:02


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags