Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 23.02.13

Exercício arrojado em Espinho

Com a organização dos Bombeiros Voluntários Espinhenses, o Simulacro de Edificio em Grande Altura, precisamente no Aparthotel Solverde envolveu perto de duas centenas de homens das corporações mais próximas a Espinho, do distrito de Aveio e distrito do Porto e uma multiplicidade de meios e agentes da Protecção Civil.

Entre eles, e logo no segundo grupo que entrou em acção, estiveram as equipas dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que num total de 17 homens envolvidos prestaram apoio logistico, no socorro e especial na busca e salvamento de vitimas, para além de ter disponibilizado também algumas vitimas para este exercicio em grande escala.

O mote do simulacro foi o de um incêndio que deflagrou no pisos superiores da unidade hoteleira com várias vitimas encarceradas, sem elevdores a funcionar e contodo o socorro a funcionar pelas escadas e pelo exterior.

Foi montado um Posto Médico Avançado sob orientação do INEM, que fazia a triagem antes da decisão sobre a necessidade de encaminhar as vitimas para o Hospital.

Num dia com muita chuva e vento, muitos foram aqueles que quiseram apreciar as movimentações os Bombeiros mas, como sempre acontece nestas coisas houve aqueles que foram surpreendidos e que acorreram a pensar que se tratava de um acontecimento real.

Com um balanço de 5 ficticias vítimas mortais e várias dezenas de feridos este exercicio serviu, sobretudo, para testar procedimentos e corrigir os erros que inevitávelmente se cometem, mas que graças a este tipo de simulação permitem corrigir para o futuro.

O exercicio foi acompanhado por uma equipa de avaliação onde se encontrava também o Comandante Miguel Gomes dos B V Esmoriz e até ao final da semana deverá ter pronto um relatório mais detalhado sobre muitos dos aspectos fortes e mais frágeis deste grande plano de operações.

Para os organizadores a maior importância vem precisamente com a capcidde de aprendizagem e de correcção que acções como esta podem representar para uma melhor actuação nos mais diversos teatro de operações.

Toda a fotoreportagem pode ser vista em: Solverde

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 07:49


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags