Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 18.06.12

Durante anos a sonhar, BOMBEIROS DE CANAS estão muito perto da conquista desse sonho!

Está praticamente terminado o processo conducente àaquisição para os Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim de uma viatura de combate a incêndios urbanos – VUCI. Terminado o concurso público internacional de aquisição falta adjudicar e assinar contrato com o vencedor, a empresa Vianas, que apresentou a proposta técnica e economicamente mais vantajosa. A adjudicação far-se-á pelo valor de €198.360,61 a que acresce IVA à taxa em vigor e será financiada em pelo menos 70% pelo POVT.

De referir que além de termos de respeitar todos os preceitos impostos pela lei dos contratos públicos dando, nomeadamente, o direito de audiência prévia aos concorrentes e responder a reclamações apresentadas (o que atrasou todo processo) tivemos de lidar com o risco de renúncia do contrato de financiamento com o Mais Centro/POVT – QREN, risco esse efectivado pelo não cumprimento, por parte da Associação, do estipulado no contrato de financiamento assinado entre as partes. Efectivamente, fruto de alguma inexperiência, de mal entendidos e outro factores, foi ultrapassado o prazo de seis meses previsto para que houvesse execução na operação, e de acordo com o estipulado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2012, de 15 de Março passámos a padecer dessa vulnerabilidade.
Esta incerteza, que foi definitivamente afastada com a deliberação da Comissão Ministerial de Coordenação do QREN do passado dia 16 de Maio, que acedeu à justificação apresentada pela Associação e, portanto, permite uma resolução de acordo com o que pretendíamos.

É com satisfação que vejo este processo praticamente terminado, faltando apenas ver chegar a viatura ao quartel. Foi com orgulho que participei no esforço que agora será devidamente recompensado.

Durante a fase em que tentamos sensibilizar os responsáveis para a não renuncia do contrato tomei a iniciativa de falar com o Secretário de Estado da Economia, Dr. Almeida Henriques, que simpaticamente e com uma disponibilidade assinalável me orientou e ajudou a solucionar o problema, facto que julgo ser relevante.

Com a concretização desta compra ficam a ganhar não só os Bombeiros mas toda a população que directamente poderá vir a usufruir deste meio e, portanto, é também uma vitória para toda a comunidade. Falta agora amealhar a verba necessária para fazer face aos 30% do total deste investimento que é responsabilidade total da Associação (não temos até ao momento, por exemplo, com qualquer promessa ou apoio por parte de CM, Juntas, etc). O mais difícil, no entanto, está feito.

Fonte: caniteaguda.blogspot.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:46



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags