O médico Fernando Rodrigues Santos foi distinguido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (AHBVC) como Sócio Honorário da Corporação, pelo seu mérito social e em recompensa dos relevantes serviços prestados à Associação. A proposta da Direção obteve aprovação unânime na Assembleia Geral do passado dia 22 de Fevereiro.
De acordo com a Direção, trata-se de um reconhecimento público por todas as suas iniciativas em prol dos Bombeiros, uma vez que Fernando Santos tem demonstrado uma dedicação sem precedentes à causa do voluntariado, não sendo de estranhar a disponibilidade que demonstrou para participar, de forma graciosa, na formação “Noções Básicas de Socorrismo”, dirigida a toda a população.
Igualmente relevante é o facto do referido médico ter oferecido os direitos de dois livros escritos por si à AHBVC, o primeiro intitulado “diversos versos anversos” e mais recentemente o livro “Parece”.
A Assembleia Geral ordinária, de 22 de Fevereiro, da AHBVC constou de outros pontos na agenda, tendo sido aprovados, por unanimidade dos presentes, o Relatório e Contas do exercício de 2012 e o Plano de Atividades e Orçamento para 2013. De acordo com este documento, pretende-se uma AHBVC “mais forte para chegar mais alto e mais longe no serviço à comunidade”. De acordo com a Direção, “é essencial prosseguir com a abertura da Associação à sociedade, com o envolvimento crescente dos sócios, da população e das empresas através de parcerias eficazes e proveitosas como escolas, hospitais e juntas de freguesia e Município de Cantanhede”.
Nessa linha, pode considerar-se o dia 22 de Fevereiro como um marco na AHBVC, uma vez que através de Assembleia Geral extraordinária foram discutidos e aprovados os novos estatutos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, após duas semanas de discussão pública dos mesmos. Trata-se de um documento que resulta de um trabalho conjunto e que introduz diferenças significativas para uma melhor operacionalização da AHBVC.
por RB