Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 14.03.13

ANBP/SNBP Estão Solidários e Apoiam o Comandante e Todos os Bombeiros Municipais do Funchal


A Direcção Nacional e o Secretariado Regional da Madeira da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais emitiram um comunicado no qual referem que têm acompanhado as notícias relativas ao julgamento do alegado responsável pelo incêndio de Agosto de 2010, em que o advogado de defesa terá lido um documento em que é sugerido que os bombeiros municipais terão eventualmente infringido a lei.

A ANBP e o SNBP frisam que respeitam a Justiça e os Tribunais, mas não deixam de referir que o Corpo de Bombeiros Municipais do Funchal e, consequentemente, os seus profissionais e elementos de comando, "sempre se pautaram por um profissionalismo exemplar, de comando e de abnegação no que respeita à salvaguarda de vidas e haveres das populações".

"Nunca, ao longo dos últimos vinte anos, se verificou qualquer negligência no socorro por parte destes profissionais, antes pelo contrário. Isto apesar de estarem sujeitos, por um lado, a uma legislação pouco esclarecedora, e por outro de respeitarem, no teatro das operações, directivas de âmbito florestal ou urbano, que em nada contribuem para o bom desempenho das suas funções", referem.

"Como tal, sendo os bombeiros o final desta cadeia de socorro, correm sempre o risco de ser acusados de situações que nada têm a ver com a sua função e a sua profissão, seja na Madeira, no Continente ou nos Açores.

A ANBP e o SNBP não querem nem podem tomar posição acerca do julgamento que decorre no que diz respeito aos incêndios de 2010. Referem apenas que, e admitindo que os bombeiros também podem falhar, sempre têm cumprido e assegurado o serviço, ao longo dos anos, quando são convocados para tal.

"A probabilidade de errar dos bombeiros Municipais do Funchal tem sido reduzida, pelo grande investimento que a Câmara Municipal tem efectuado ao longo dos anos, quer em equipamento, quer em formação, tendo as chefias e Comandante um grau elevado de formação", sustentam.

"Os Bombeiros Municipais do Funchal não abandonam o socorro em momento algum. E nalguns casos, as dificuldades que encontram pela orografia da Região, deveriam ser combatidas com outros equipamentos (que faltam) para que o Comandante pudesse ter mais meios de mobilização e para que os bombeiros utilizassem esses meios para um melhor e eficaz combate. Os últimos incêndios, e todas as situações de catástrofe que ocorreram na Madeira e a resposta pronta dos Bombeiros Municipais do Funchal e de todos os bombeiros da Região Autónoma da Madeira, tornam bem evidente a qualidade do socorro e a importância da implementação de meios para uma eficaz intervenção", concluem as referidas entidades.

 
por DNoticias.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 19:56


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags