Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 11.02.12

INEM Desmente Demora na Ajuda a Idoso que Morreu na Via Pública


INEM garante que levou apenas 18 minutos desde que foi contactado até chegar à Alameda 1 de Março, em Tomar, para socorrer uma pessoa que estava a sentir-se mal e que acabou por falecer no local

O INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica, garante que levou apenas 18 minutos desde que, na quinta-feira, dia 9, foi contactado até chegar à Alameda 1 de Março, em Tomar, para socorrer uma pessoa que estava a sentir-se mal e que acabou por falecer no local. Na altura, o indivíduo estava sentado junto a uma caixa multibanco, sentiu-se mal e foi ajudado por uma pessoa que por ali circulava, acabando por ficar inanimado.

O INEM foi então chamado e, de acordo com os populares que ali se concentravam, a ambulância levou mais de 30 minutos a chegar ao local, sendo que a Viatura de Emergência e Reanimação (VMER), proveniente de Abrantes, chegou ainda mais tarde.

No entanto, o INEM, em carta de direito de resposta enviada a O Templário, assegura que recebeu um pedido de socorro às 11.15 horas, com duração de dois minutos, onde foi feita a triagem da situação. "Nesse sentido foi acionado uma Ambulância de Suporte Básico de Vida, localizada nos Bombeiros Municipais de Tomar às 11.18 horas, e uma VMER, localizada em Abrantes, às 11.19 horas". O INEM garante ainda que às 11.36 horas foi recebido do CODU uma chamada da tripulação da ambulância no local para a passagem de dados clínicos, já depois da avaliação inicial da vítima e início do socorro. Às 11.45 horas, o INEM foi contactado pelo CODU, em virtude da mesma ocorrência, para passar dados clínicos.

"Existindo um envolvimento direto na situação, é comum que o tempo real seja muito diferente daquele que parece ter passado", refere o INEM em relação à "sensação sentida pelos cidadãos quando relatavam que passou demasiado tempo até à chegada de socorro".

O corpo da vítima foi, depois, transportado para a morgue do hospital de Tomar.

Fonte: O Templário

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 18:35


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags