Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 20.04.11

Distrito de Viana Soma Mais de 100 incêndios desde 06 de Abril

O distrito de Viana do Castelo regista desde 06 de Abril mais de cem incêndios, propiciados pelas temperaturas acima dos 30 graus registadas e a ausência de chuva, disse à Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro.

Segundo o registo relativo ao período entre 06 e 12 de Abril os dez concelhos do distrito somam 76 ocorrências que destruíram, segundo dados provisórios, 395 hectares (ha) de área verde. A estes soma-se uma média diária de uma dezena de incêndios nos últimos três dias.

Entre 01 de Janeiro e 05 de Abril os bombeiros contaram apenas dez incêndios. Sexta-feira passada, até ao início da tarde, os bombeiros contabilizavam nove incêndios em vários concelhos, mas todos «controlados».

«Os principais factores são as condições climatéricas desfavoráveis. Temperaturas muito altas e um mês de Abril praticamente sem chuva», acrescentou à Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro, Paulo Esteves.

O combate a estes incêndios foi dificultado, ainda, pelo facto de o dispositivo nacional ainda não estar operacional, o que acontecerá apenas em Maio. «Naturalmente que isso atrasa a prontidão da nossa resposta. Mas com os meios dos bombeiros auxiliados pelas equipas de sapadores e dos GIPS (Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR) tem sido possível minimizar estas dificuldades», acrescentou Paulo Esteves.

O comandante distrital falava à Lusa à margem da entrega de uma viatura de combate a incêndios aos Bombeiros Voluntários de Monção, que custou mais de 200 mil euros e que dispõe de um reforço de segurança.

«Os nossos bombeiros tantas vezes correm riscos para tentarem ajudar os outros. Com esta viatura acrescentamos garantias para que possam sair com vida de eventuais situações de aperto», explicou Luís Nunes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

Segundo dados do Centro Distrital de Operações de Socorro aquela freguesia registou em 2010 um número recorde de 50 incêndios florestais.

fonte: Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:43



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags