Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 18.02.11

Ovar: Noite de sobressalto nas praias do concelho

Famílias residentes no bairro piscatório de Esmoriz passaram a noite acordadas, procurando evitar a destruição das suas casas



A agitação marítima e a altura das ondas, que chegou a atingir nove metros, ameaçaram casas na zona costeira do concelho de Ovar. Em Esmoriz, os moradores da Praia Velha dos Pescadores foram surpreendidos pela entrada do mar nas suas habitações, construídas essencialmente à base de madeira, e ficaram acordados toda a noite. Miguel Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, explicou que por volta da “uma hora da manhã, a ondulação e o vento registaram níveis como há muito não se via”.
A Protecção Civil emitiu um aviso vermelho para a região costeira e Miguel Gomes atribui a ausência de “danos mais graves” à realização do trabalho de casa.
Na praia de Esmoriz, “fizemos uma vala e construímos um dique para sustar as águas do mar”. Cerca das duas horas da manhã de ontem, a força das ondas destruiu o dique e “fomos obrigados a criar um perímetro de segurança de cerca de 500 metros, porque havia cerca de 20 centímetros de água nos acessos à praia”. Miguel Gomes explica que “apenas uma habitação chegou a causar alguma preocupação, pois o mar estava a bater-lhe e foi preciso retirá-los”. O comandante esmorizense sublinha que as autoridades queriam realojá-la “mas eles não quiseram”. “Acabaram por ficar connosco até cerca das 5 horas da manhã, altura em que o mar e os ventos acalmaram”, conta o comandante.

por: Luís Ventura
in: Diário de Aveiro

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:19



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags