Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 08.04.11

INEM vai Ajudar no Transporte de Órgãos

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Coordenação Nacional de Colheita de Órgão para Transplantação vão assinar um protocolo que permitirá o transporte de órgãos através dos helicópteros do INEM. O objectivo é rentabilizar os meios disponíveis e tornar os custos mais baratos. Documento poderá ser assinado na próxima semana. 

A proposta partiu do INEM, com o objectivo de rentabilizar a utilização dos cinco helicópteros que Portugal adquiriu nos últimos anos. "A assinatura do protocolo deverá ser para a semana. A Coordenação assume os custos variáveis [implicados na deslocação do aparelho] e o INEM reduz os custos fixos. Este acordo melhora a rede de apoio à transplantação, com mais rapidez na recolha e na transferência para os hospitais e das equipas de colheita", disse Miguel Soares de Oliveira, no balanço dos primeiros seis meses como presidente do INEM.
Os últimos seis meses deste ano também significarão um reforço dos meios disponíveis. "Lançámos concursos para a aquisição de 44 ambulâncias. Acredito que no início do segundo semestre estaremos em condições para distribuir algumas das viaturas, que serão usadas na renovação da frota e na criação de mais seis ou sete postos de emergência médico no Alentejo", explicou, acrescentando que pretendem comprar mais seis motas de forma a alargar o projecto a Braga, Coimbra e Faro.
Em época de crise, Miguel Soares de Oliveira afirma que o organismo tem feito um esforço para estarem enquadrados com esta realidade. Assim, o responsável enviou uma proposta ao Ministério da Saúde para a redução dos quadros dirigentes, passando dos actuais 36 para 21. "A restruturação dos serviços pode significar uma redução de custos de 30 mil euros mensais", assumiu.
O INEM reduziu os gastos nas horas extraordinárias, que poderá chegar aos 546.412 euros relativamente ao ano passado. Outra das novidades é a integração de profissionais do INEM nos serviços de urgência, permitindo a partilha de profissionais e custos.

por Ana Maia
fonte: DN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:37


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags