Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 24.09.12

Furacão Nadine "renasceu" e está novamente a dirigir-se para o arquipélago

O furacão Nadine, que provocou um agravamento do estado do tempo nos Açores na semana passada, voltou a ganhar força, inverteu a sua trajetória e os meteorologistas admitem que volte a passar pelo arquipélago no final desta semana.

"Existe alguma probabilidade de voltar a passar pelos Açores, há vários modelos que apontam para isso", afirmou Diamantino Henriques, delegado do Instituto de Meteorologia nos Açores, em declarações à Lusa, acrescentando que os efeitos do Nadine devem fazer-se sentir a partir de sexta-feira.

Diamantino Henriques frisou que "não é muito vulgar" um furacão seguir este comportamento, mas recordou que "estes movimentos erráticos são próprios destas tempestades".

"Ficar quase extinto e voltar a ganhar força não é muito normal, mas acontece", afirmou.

O furacão Nadine passou pelo arquipélago dos Açores na semana passada, provocando estragos especialmente nas ilhas do Grupo Central, mas o mau tempo afetou praticamente todas as ilhas açorianas ao longo de vários dias.

Depois de passar pelos Açores, perdeu força, passou a tempestade tropical e depois a tempestade sub-tropical, mas acabou por voltar a ganhar força e inverter a trajetória, devendo ser considerado novamente como furacão nos próximos dias.

"Uma parte foi absorvida, enquanto a outra parte, que ficou quase residual, voltou a ganhar força devido à temperatura da água do mar e a condições atmosféricas favoráveis", salientou Diamantino Henriques.

O delegado do Instituto de Meteorologia nos Açores frisou, no entanto, que "ainda é cedo" para se saber se o Nadine passará perto do arquipélago ou se terá uma trajetória através das ilhas açorianas.

Fonte: RTP

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 21:27


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30




Tags

mais tags