Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 28.05.12

BV Pernes: Bombeiro fez parto na viatura



O pequeno Rodrigo decidiu não esperar e nasceu, ontem, dentro da ambulância, a cinco quilómetros do hospital de Santarém, na Estrada Nacional 3. Adelino Pereira, de 30 anos, o bombeiro de Pernes que se viu, pela primeira vez, no papel de parteiro, não esconde a emoção da experiência por que passou e que, garante, recordará para sempre. "Melhor do que salvar uma vida é ajudar a trazer uma vida ao mundo", assegurou.
A chamada chegou ao quartel cerca das 17 horas. Três minutos depois, a futura mamã estava na ambulância a caminho do hospital. Mas ainda mal tinha começado a marcha quando, ao medir o tempo entre as contracções, Adelino se apercebeu de que o bebé estaria mesmo para nascer. "E aí, foi aplicar tudo aquilo que tinha aprendido", explica, contando que o curso, em Pernes, ministrado pelo adjunto de comando Jorge Frazão, prepara os bombeiros para a possibilidade de haver um parto na viagem para o hospital.
A ambulância foi reduzindo a velocidade e acabou por deter--se a cinco quilómetros do hospital de Santarém. Aí nasceu o pequeno Rodrigo, que vinha com o cordão umbilical à volta do pescoço, problema que, segundo o parteiro improvisado, foi rapidamente resolvido.
A mãe do pequenino, que já tem outro filho de seis anos, "esteve sempre muito calma e sorridente", conta o bombeiro, admitindo que essa reacção os deixou bastante mais tranquilos no seu trabalho. "Foi uma alegria tremenda sentir que fizemos parte de qualquer coisa grandiosa", adianta.
Mãe e bebé foram, depois, transportados ao hospital e estão ambos bem.
José Viegas, comandante de Pernes, contou que os bombeiros fizeram dois partos em ambulância nos últimos seis anos. 

Fonte: Correio da Manhã


NOTA: Administração DB envia os PARABENS á equipa dos BV Pernes que assitiu ao parto !! Cumpriram a sua missao!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:49



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags