Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 25.08.11

CODU: INEM Altera Procedimentos para Atender Chamadas de Emergência e Parceiros SIEM

O INEM alterou recentemente a forma de atender as chamadas de emergência que chegam ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes daquele instituto.

Com o intuito de melhorar “a eficiência” dos vários Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o INEM alterou recentemente a forma de atendimento das chamas de emergência. Trata-se de uma mudança interna que implica o atendimento de chamadas a nível nacional e não a nível regional, como até aqui. Segundo um documento explicativo a que o “BP” teve acesso, esta alteração tem como objectivo melhorar “a eficiência dos vários CODU, diluindo os seus picos regionais e colmatando eventuais défices momentâneos de disponibilidade local para atender e/ou regular uma chamada de emergência”. Esta alteração abrange também as chamadas dos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) que até aqui utilizava, os “números verdes”. A partir de agora existe um único número verde nacional, que será atendido pelo operador de CODU disponível há mais tempo, independentemente da região onde se encontre. Embora os contactantes utilizem números diferentes, esta regra aplica-se quer para as chamadas de emergência quer para os parceiros do SIEM.

A alteração entra em vigor a 1 de Setembro, segundo a nota explicativa do INEM que refere: “O atendimento do número verde vai passar a ter uma cobertura de atendimento nacional. Esta melhoria vem na sequência de uma nova organização por parte dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, visando um mais rápido atendimento das passagens de dados e, por esta via, melhorar a eficiência dos cuidados prestados aos utentes”. Por isso, é necessário que a partir de Setembro “todos os nossos parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica utilizem para as passagens de dados ou triagens do local do acidente” o número verde exclusivo que o INEM destinou para o efeito. A população continua a ligar 112, sendo depois a chamada encaminhada de acordo com a nova lógica: ser atendida pelo operador do CODU que a nível nacional estiver disponível. 

fonte: Jornal BP

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:08


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags