Berardo Polónio, antigo bombeiro dos voluntários de Mangualde foi condenado pelo tribunal a uma pena de multa e indemnização por difamação ao comandante daquela instituição.
O ex-bombeiro em finais de 2008 em declarações à comunicação social, tornou público alegadas irregularidades e cenas de sexo no quartel, o que levou a que fosse aberto um processo de difamação por parte da direcção dos bombeiros.
Berardo Polónio tinha dito á Rádio Mangualde, MangualdeOnline e a outros órgãos de comunicação social, regionais e nacionais, que durante o tempo em que pertencia á corporação tinha conhecimento de viaturas inoperacionais por falta de assistência, também viaturas com deficiências na travagem e viaturas pesadas conduzidas por elementos sem habilitação para tal.
Sobre as cenas de sexo protagonizadas em pleno quartel, o antigo bombeiro disse que eram do conhecimento do comandante e que este favorecia alguns elementos, sendo sempre os mesmos a frequentar os cursos nacionais.
Levado a tribunal, o antigo bombeiro foi condenado pela prática de um crime de difamação agravada com pena de multa de 240 dias á taxa diária de nove euros, num total de 2160 euros.
Berardo Polónio foi também condenado a pagar uma indemnização ao comandante Carlos Carvalho no valor de 1750 euros, pelos danos causados.
Fonte: Mangualdeonline