Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 04.06.11

Inaugurada Escola de Bombeiros em Chaves para Formar as 27 Corporações do Distrito de Vila Real

Sedeada nas instalações dos Bombeiros Voluntários Flavienses, foi inaugurada a primeira e única Unidade Local de Formação de bombeiros do distrito, que implicou um investimento total de 80 mil euros da parte de várias entidades. Durante a inauguração da escola, o Governo Civil de Vila Real aproveitou para concluir a 2ª fase da entrega de equipamentos de protecção individual às 27 corporações.
 Inaug_escola_bombeiros-2-300x225
Era uma revindicação antiga que finalmente aconteceu. A Unidade Local de Formação da Escola Nacional de Bombeiros já é uma realidade no distrito e foi inaugurada no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Flavienses (AHBVF), na Madalena, no passado sábado 28 de Maio. Com esta nova valência, que representou um investimento de cerca de 80 mil euros, os bombeiros da região poderão receber formação no seu distrito, deixando de ter necessidade de se deslocar a São João da Madeira, Lousã ou Sintra.

Até à data, “além das despesas serem enormes para as associações, os bombeiros estavam mais tempo longe dos quartéis, ausentes dos postos de trabalho e do meio familiar. Daí haver a necessidade de criar uma estrutura no distrito que permitisse aproximar essa formação, tornando-a mais barata e mais acessível”, explicou o presidente da direcção da AHBVF, Gastão Bianchi, sublinhando que “além de precisarem de formação para serem melhores na sua acção, os bombeiros também precisam de formação para poderem progredir na carreira”.

A nova escola de bombeiros de Chaves é constituída por duas salas de formação teórica, uma “sala de sujas” adaptada da antiga oficina para aulas em que os formandos estejam equipados e uma casa-escola de dois andares, forrada de chapa de aço e lã de rocha no interior, para permitir exercícios de busca e salvamento com fogo real. Já para os simulacros de combate de incêndios florestais, a escola dispõe ainda de um terreno baldio com uma área de três hectares, cedido pela Junta de Freguesia de Faiões.

Para acabar com esta lacuna formativa, valeram as contribuições de várias entidades. Para a adaptação da casa-escola e obras complementares, que demoraram cerca de três meses e meio, a Câmara Municipal de Chaves contribuiu com uma fatia de mais de 40 mil euros. Já o Governo Civil de Vila Real atribuiu um subsídio de 30 mil euros para equipamento e a Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real concedeu 5 mil euros para aquisição de material.

Governo Civil entregou equipamentos de protecção individual

Perante os representantes das 27 corporações de bombeiros do distrito de Vila Real presentes no Salão Nobre da associação, o presidente da FBDVR, José Alfredo Almeida, congratulou-se com a obra e referiu que é essencial porque “quanto mais preparados estiverem os bombeiros, melhor podem servir as populações”. Já o presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Batista, proferiu palavras de incentivo, referindo que “os bombeiros não são só importantes quando há incêndios ou catástrofes. São importantes sempre porque o cidadão gosta de se sentir seguro e, para isso, precisam de boa capacidade de resposta para defender a população com competência”. Por sua vez, o Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves, concluiu que “esta estrutura fazia muita falta e vai permitir aos bombeiros responderem com maior eficácia e preparação às situações do dia-a-dia”.

O Governo Civil de Vila Real distribuiu ainda pelos 27 corpos de bombeiros equipamento de protecção individual para incêndios florestais e urbanos, num total de 330 mil euros. Esta é a 2ª fase da entrega de equipamentos de Protecção Individual que consta do concurso público internacional lançado pelo Governo Civil do distrito. Alexandre Chaves não deixou de destacar que, este ano, já foram intervencionados 10 quartéis num investimento de oito milhões de euros. A nova Unidade Local de Formação da Escola Nacional de Bombeiros em Chaves recebeu a bênção do Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás.




por Sandra Pereira
fonte e fotos: Diário Actual

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:36


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




Tags

mais tags