Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 04.10.12

Donativos no Âmbito do Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados - 876,92 Euros para Cada Uma das Corporações de Bombeiros do Barreiro


A Câmara Municipal do Barreiro entregou, hoje, dia 4 de outubro, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, às duas corporações de Bombeiros Voluntários do Barreiro, donativos no âmbito do Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados do Barreiro – OAU!. As quantidades de óleo alimentar usado, recolhidas desde 1 de abril de 2011 a 31 de março de 2012, foram de 17 199 litros, o que corresponde a 876,92 euros para cada uma das corporações de bombeiros, revelando-se um bom resultado a nível nacional. 


Na iniciativa estiveram presentes a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos, Vereador Carlos Moreira, responsável pela Proteção Civil, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e o Presidente da empresa OLEOTORRES, André Ferreira. Os Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública fizeram-se representar pelo Presidente Oliveira Soares e Adjunto de Comando Renato Pires. Em representação dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, estiveram o Vice-Presidente José Camacho e o Comandante em substituição Caetano Beja. 


Sofia Martins deu as boas-vindas a todos os presentes e explicou resumidamente o âmbito e a importância social e ambiental do Projeto OAU! André Ferreira realçou a necessidade de apoio da população para a incrementação das quantidades de óleo recolhidas, não só depositando o óleo usado nos oleões, como também informando sobre eventuais vandalismos ou roubos destes depósitos. 


O responsável da OLEOTORRES explicou que estes resíduos alimentares, após tratamento físico-químico, estão a ser transformados, num projeto pioneiro a nível nacional apoiado pelo QREN, em vários objetos reciclados, tais como sabão, sabonete, velas, etc. Por último, Carlos Humberto de Carvalho agradeceu a colaboração das empresas envolvidas no projeto e felicitou as duas corporações de bombeiros pelo trabalho desenvolvido em prol da população. 


Sublinhou a ideia de que esta é uma “iniciativa com valor acrescentado porque se dirige a várias áreas”, designadamente educacional (sensibilizando para a reciclagem), ambiental (o óleo é depositado corretamente, salvaguardando desta forma o ambiente) e social (a verba resultante do tratamento visa apoiar a atividade dos bombeiros). 


Recorde-se que, no âmbito do Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados do Barreiro – OAU!, foram colocados na via pública mais cinco oleões de 300 litros de capacidade, oferta da firma SOVENA, parceira da Câmara Municipal do Barreiro neste projeto, totalizando, desta forma, 33 oleões disponíveis em todo o Concelho. A localização dos oleões pode ser consultada em www.cm-barreiro.pt. Além da recolha dos oleões colocados na via pública, o serviço engloba ainda a recolha em 29 estabelecimentos de ensino, 31 instituições e 139 estabelecimentos de restauração. Os litros recolhidos de óleo têm sido convertidos em donativos entregues, anualmente, pela empresa OLEOTORRES (com a qual a CMB estabeleceu protocolo para a recolha e tratamento dos óleos alimentares usados) às corporações de bombeiros voluntários do Barreiro Sul e Sueste e Corpo de Salvação Pública. 


Os munícipes interessados em obter mais informações sobre como aderir ao Serviço OAU! Podem contatar a Divisão de Higiene Urbana através do telefone n.º 212068068, ou pelo correio eletrónico dar.mail@cm-barreiro.pt.

Fonte: rostos.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 21:52



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031




Tags

mais tags