Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Terça-feira, 10.07.12

Bombeiros de Paços de Ferreira celebraram 81 anos prontos para combater a crise

Os Bombeiros de Paços de Ferreira celebraram 81 anos. A efeméride foi festejada no último domingo com uma parada realizada em frente ao quartel. Nos habituais discursos, comandante e presidente da instituição alinharam pelo mesmo diapasão, quando ambos salientaram as dificuldades financeiras que as associações humanitárias estão a atravessar em virtude das novas regras para transporte de doentes não urgentes.

Mas, António Costa e Zeferino Barbosa também concordaram que, com trabalho e rigor, novas soluções serão encontradas para garantir o futuro dos Bombeiros pacenses.

Zeferino Barbosa fez ainda questão de explicar as obras de remodelação do quartel, avaliadas em 250 mil euros.

"Ausência de um modelo de financiamento das instituições", alertou comandante António Costa


O comandante António Costa começou por lembrar que é tempo de "alguma perturbação" em várias corporações do país, provocada, essencialmente, pelas novas regras do transporte de doentes não urgentes, mas também pela "ausência de um modelo de financiamento das instituições".


António Costa defendeu que "o socorro pode ser posto em causa" se não houver os meios necessários, mas mostrou-se convicto de que "serão encontradas soluções mais justas e equilibradas".


Já para Zeferino Barbosa, "81 anos é uma vida longa" durante a qual houve "altos e baixos". Actualmente, alegou, será um período menos positivo, uma vez que Paços de Ferreira, tal como muitas corporações sofre algumas "amarguras". "Passamos por muitas dificuldades, mas continuamos a cumprir com os nossos deveres e a manter os postos de trabalho", afirmou o presidente.


Para o mesmo responsável, "é tempo de apertar o cinto", o que, no entanto, não impede que se concretizem projectos fundamentais para o desenvolvimento da instituição. Um deles, explicou Zeferino Barbosa, é a ampliação e requalificação do quartel. "Estas obras são para vocês terem mais conforto e o espaço ser mais ágil", declarou a respeito de um investimento de 250 mil euros, 15 por cento dos quais da responsabilidade dos Bombeiros de Paços de Ferreira.

"Para já, não estamos numa situação aflitiva, mas tememos que, a manter-se este cenário, a situação piore", confessou, ao VERDADEIRO OLHAR, Zeferino Barbosa, que salienta também a diminuição de 20 mil para sete mil euros da receita com o transporte de doentes não urgentes.

Aos 81 anos, os Bombeiros de Paços de Ferreira têm 65 operacionais e 31 viaturas para servir oito freguesias da Capital do Móvel.

Distinções em dia de aniversário

Em dia de aniversário, nove bombeiros foram congratulados com medalhas de assiduidade da Liga dos Bombeiros Portugueses. Paulo Roberto Leal, Ana Rita Meireles e Carla Luísa Machado foram distinguidos pelos cinco anos de serviço em Paços de Ferreira.


Já a medalha de grau prata de Maria Madalena Neto foi atribuída pelos dez anos de serviço, enquanto outros cinco bombeiros foram condecorados por estarem ao serviço da corporação há 15 anos. Foram eles José Manuel Costa, Álvaro António Neto, António Manuel Bessa, Manuel José Carneiro e Amândio Manuel Leal.

Fonte: Verdadeiro Olhar

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 14:42



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags