Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 04.08.11

Chegou altura de dizer basta!...

Belas, 3 Agosto de 2011

Carta Aberta
A/C
Presidente Direcção
Direcção
SR. Comandante
Colegas
Sócios

Chegou altura de dizer basta!

Embora sabendo que muitos de vós, condenam o meu comportamento no fatídico dia 28 Julho do corrente ano, e que eu próprio não me orgulho dele, serve esta carta para que compreendam que as diversas situações que ocorreram entre mim e o SR. Coordenador dessa casa que tanto estimo.
Durante os quatro anos e meio que aí permaneci como bombeiro, me levaram a perder momentaneamente o discernimento derivado ao acumular de mágoas.

Pedindo desde já as minhas sinceras desculpas: aos meus colegas, ao SR. Presidente Direcção, á Direcção, SR. Comandante , DRª Marta Teorgas e agentes da P.S.P.

Muitos de vós acompanharam algumas das situações que aqui vou descrever e que tanto me magoaram…
Ingressei neste corpo bombeiros no ano 2007, como bombeiro voluntário e assalariado, sendo confrontado logo nos primeiros dias com a necessidade de efectuar o averbamento do grupo dois na minha carta condução, durante uma semana, dia após dia, por vezes mais que uma vez por dia, solicitei ao SR. Adjunto Álvaro Melo a respectiva declaração para o averbamento, respondendo-me sempre: “…agora estou no bar……”; se encontrava-se no gabinete: “…agora vou almoçar….”; “….vem mais tarde, agora não posso…”

Perante esta atitude de completa falta de respeito e profissionalismo, enviei a minha carta de despedimento á direcção.
O SR: Presidente, na pessoa do SR. Alfredo Teixeira, conversou comigo comprometendo-se a resolver a situação, tendo sido o SR: Comandante Daniel a efectua-la e a entregar ma.

No ano 2010, o SR. Segundo Comandante, chamou-me ao gabinete a mim, e ao meu colega José Almeida para conversarmos á cerca das vagas abertas para motorista do veiculo INEM.
Onde o Senhor me disse para não me inscrever, pois no  fim da época de incêndios(ecin/elac) , iriam colocar um motorista de pesados nocturno. Confiando nas suas palavras, assim fiz.
Mais tarde, vim constatar que não haveria motorista nocturno algum, e que mesmo que essa vaga fosse uma realidade, também se teria comprometido com mais colegas.
Perdendo assim a oportunidade de me candidatar á vaga do veiculo INEM, tendo isso repercussões  na minha vida a nível económico.

No decorrer desse mesmo ano 2010, encontrando-me eu a trabalhar no turno das 7 horas ás 14 horas, com vários assalariados na unidade, e mesmo sabendo que eu ás 14horas e 30 minutos, iria entrar num part-time. Ás 13h58, mandou-me efectuar um serviço para Casal de Cambra, quando ás 14h20 solicitei rendição respondeu-me através do chefe de serviço:”…não autorizo, prossiga serviço…”; “…quem manda aqui sou eu….”. Sabendo de antemão que me iria prejudicar.

No mês de Maio do corrente ano encontrava-me eu a frequentar o RVCC do 9ºano, tendo aulas ás 2ª feiras das 19horas ás 22 horas, Encontrando-me eu de férias e ir entrar ao serviço 2ª feira início do mês, quinta feira dirigi-me ao quartel a falar com o SR. Segundo Comandante, para saber a escala de serviço para o referido mês, derivado á necessidade de troca de turno. O mesmo respondeu-me:”…ainda nem sequer fiz a escala….”, sexta feira voltei novamente a conversar com o mesmo, obtendo a mesma resposta. Domingo dirigi-me novamente ao quartel, vendo já a escala, constatando que me encontrava trabalhar tarde, telefonei ao meu colega Artur Leonardo, que se prontificou a trocar comigo.

Dirigi-me ao bar com a troca para o SR. Assinar, não se encontrava. Voltei no mesmo dia á noite, ele não estando telefonei-lhe várias vezes, o mesmo não atendeu.
Passado algum tempo chegou ao bar, e quando lhe pedi que assina-se  a troca o mesmo respondeu-me: “…não assino troca nenhuma…”; “…trato disso segunda feira..”.
Após isto, e na iminência de ter de faltar ou ao trabalho ou á escola, telefonei ao SR: Presidente a contar o acontecido, o me3smo prontificou-se ele mesmo assinar a troca.

Quinze dias depois a situação voltou-se a repetir, dirigi-me novamente ao SR. Segundo comandante que me respondeu:”…vai ter com o Teixeira…”; “….vai-lhe fazer queixinhas…”, presenciado pelo meu colega João Daniel.
Telefonei novamente ao SR. Presidente que mais uma vez se prontificou assinar, e tomou medidas para  não haver necessidade de mais trocas até ao fim do RVCC.

Ainda no decorrer deste ano, solicitei ao SR. Segundo Comandante, que na escala do mês a seguir me coloca-se a trabalhar de modo a puder  frequentar a formação CAP, que seria uma mais valia para o corpo de bombeiros, o mesmo não se mostrou disponível.

Estas terão sido as situações mais marcantes, mas muitas foram durante estes quatro anos e meio, as situações de faltas de respeito, de gritos, ameaças e abusos de poder, para comigo e para com os meus colegas que por necessitarem do emprego e por sentirem ameaçados, nada dizem…….

por Raul Figueiredo (no nosso grupo do Facebook)

Segundo Bombeiros-Forúm FCDB (também no Facebook)
Publicaram a 30 de Julho no Grupo do Facebook no Diário de um Bombeiro, um post... seguido de um Direito de Resposta do Post (abaixo o direito de resposta, seguido do post afixado no nosso facebook)

VERGONHA!!!!!!! NO C.B DE BELAS – SINTRA

Caros amigos, este espaço foi criado com o intuito de ELEVAR o nome da Familia BOMBEIROS, por esse motivo jamais pactuaremos com arruaceiros que vestem uma farda que não sabem respeitar, colocando no mesmo saco todos os bombeiros deste País, segundo a informação de que dispomos uma multidão imensa assistiu ao que alegadamente se passou. Cumpre-nos informar sempre, o que está bem e o que está mal, com dualidades não pactuamos, se algo vos atormenta a consciência! temos pena, não estamos aqui para agradar.
VERGONHA!!!!!!! NO C.B DE BELAS - SINTRA
Tivemos conhecimento de que no dia 28/07/2011 durante a tarde se registou um arraial de pancadaria que envolveu Bombeiros e agentes da PSP, resultando desta altercação de Ordem Pública, a detenção de um Bombeiro e um Civil....segundo nos foi relatado estiveram naquele C.B, cinco viaturas da PSP e uma moto da mesma Corporação......aguardamos mais noticias. 
publicado a 30 de Julho 2011

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 21:29


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags