Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 25.05.12

Anadia: Bombeiros já combateram 53 incèndios florestais este ano

A Fase Bravo de prevenção e combate a fogos florestais teve o seu início, no passado dia 15 de Maio e decorre até 30 de Junho. Ao RB o Comandante do Corpo de Bombeiros de Anadia, Eduardo Matos, referiu que, no âmbito deste dispositivo a Corporação conta com uma equipa de apoio logístico (ELAC) com dois elementos e, no período laboral, funciona ainda uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), composta por cinco elementos.

Este responsável está ainda esperançado que “seja atribuída uma Equipa de Combate a Incêndios (ECIN)”. Quanto aos meios materiais, referiu que o Corpo de Bombeiros dispõe dos mesmos veículos do ano anterior.

Quanto às necessidades da Corporação, Eduardo Matos afirmou que, tendo em conta “as alterações meteorológicas neste ano, é imprevisível definirem-se as necessidades. Todavia, como medida cautelar, e assente num planeamento adequado, organizámos equipa de combate para as ocorrências no período nocturno e nas horas criticas de elevadas temperaturas e reduzida percentagem de humidade do ar”.

Considerou ainda que “se as condições de risco de incêndios se agravarem, nomeadamente as condições meteorológicas, mais a actividade incendiária e a negligência de quem procede a queimas e/ou queimadas, é evidente que os riscos de ignição serão maiores”.

Relativamente ao aumento do número de ignições no 1º trimestre do ano, em que o número de ignições foi significativo, salientou apenas que “muitos deles ocorreram na mesma zona, não por reacendimentos”.

Desde o início do ano e até à presente data, o Corpo de Bombeiros de Anadia combateu 53 incêndios florestais, que mobilizaram 483 bombeiros, 131 veículos e um total de 93 horas de trabalho.

Em relação aos incêndios urbanos/industriais, em igual período, o Corpo de Bombeiros combateu 11 incêndios, que mobilizaram 68 bombeiros, 20 veículos, e um total de 16 horas de trabalho.

O Comandante do Corpo Activo adiantou ainda que a Direcção da Associação está a envidar esforços para a aquisição de um veículo de combate a incêndios florestais, no âmbito do QREN, sendo previsível a conclusão do processo ainda este ano.


fonte: RB

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 13:14


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags