Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 27.03.13

ULTIMA HORA: Proteção civil prepara-se para cheias nas próximas horas

Na Bouçã, em Pedrógão Grande, a água já galgou a barragem
As últimas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)e os dados mais recentes da capacidade das barragens situadas nos dois principais rios que atravessam a região – o Tejo e o Zêzere – fazem prever uma Páscoa com os pés molhados nas zonas ribeirinhas do Ribatejo.

Numa informação especial emitida as 13h31 de hoje, o IPMA esclarece que “devido à passagem de sucessivas superfícies frontais, prevê-se a ocorrência de precipitação, que será forte nos dias 29, em especial nas regiões Norte e Centro até ao fim da manhã, e a partir da tarde de domingo, prolongando-se até ao meio da manhã de segunda-feira”.

A par desta previsão de chuva, que deverá começar a cair com maior intensidade nas próximas horas, o caudal das principais barragens está praticamente no limite. Alcântara, em Espanha, estava esta tarde a cerca de 93% da sua capacidade e a subir, o mesmo acontecendo com Cedillo (97%) e Fratel (98%), esta última já em Portugal.

No Zêzere a situação não está melhor. A barragem de Cabril estava a 96% da sua capacidade, enquanto que Castelo de Bode atingiu 96% da sua capacidade de armazenamento. Na pequena barragem da Bouçã, no mesmo rio, a água chegou mesmo a galgar a parte superior (ver foto).

Segundo o Rede Regional conseguiu apurar, o parque de estacionamento junto à foz do Zêzere, em Constância, já está submerso, prevendo-se para breve que a água inunde a zona do Cais, na Barquinha. Outras zonas baixas, como a EN365, na ponte do Alviela, e a zona ribeirinha da Ribeira de Santarém, também poderão ficar submersas nas próximas 24 horas.Meteorolo

O Rede Regional está a tentar confirmar se o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo será ativado ainda hoje, mas tal ainda não foi possível até ao momento.
 
 
por Rede Regional

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:29


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags