Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 12.09.11

Bombeiros na Homenagem a São Marçal

Organizadas pela comissão de festas da Irmandade de Nossa Senhora de Guadalupe, em parceira com o Grupo Coral de Guadalupe, as Grandiosas Festas em honra de Nossa Senhora da Piedade e São Marçal decorreram durante os dias 10 e 11 de Setembro, no parque de Guadalupe.
Padroeiro dos bombeiros, São Marçal foi, ontem, homenageado pela comunidade e pelos ‘soldados da paz’ através de um cortejo pelas ruas do centro da cidade, celebrando-se, ao final da manhã, uma missa campal no parque de Guadalupe.

Presidida pelo padre António de Sousa Fernandes, a celebração eucarística recordou a figura de São Marçal como bispo intercessor e protector dos incêndios, “uma das ameaças à humanidade em todos os tempos”, sublinha o presidente da celebração.
Segundo o responsável, o fogo, visto como “algo temeroso”, assola, nos nossos dias, as florestas, encobrindo os indícios daqueles que, covardemente, fogem à responsabilidade ao abrigo do anonimato, e destruindo, assim, “um património comum que leva muito tempo a recuperar”.

Salientando a importância do trabalho desenvolvido pelas cooperações de bombeiros, padre Sousa Fernandes destaca a tarefa humanitária que desempenham ao “deixar o seu quotidiano para salvar o bem comum”.

A festividade prolongou-se durante a tarde com a organização de jogos populares e tradicionais, a cargo da Associação ‘JovemCoop’ - Jovem Cooperante Natureza/Cultura.
O parque de Guadalupe recebeu, ainda, “animação cultural de qualidade”, contando com as generosas actuações do Grupo Rusga de Merelim S. Paio e do Grupo ‘Canto d’Aqui’.

Irmandade recupera tradição de S. Marçal há quatro anos

A festa em honra de Nossa Senhora da Piedade e de São Marçal regressou ao parque de Guadalupe durante os dias 10 e 11 de Setembro. Depois de um interregno de mais de duas décadas, a Irmandade de Nossa Senhora de Guadalupe, em colaboração com o Grupo Coral de Guadalupe, recupera a tradição e organiza a quarta edição das grandiosas festas com o apoio das autoridades locais e de diversos voluntários.

Visitada por bombeiros que se dirigem à Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe para pedir protecção ao seu padroeiro, São Marçal, a festividade tem como momento alto o cortejo dos ‘soldados da paz’ pelas ruas da cidade com o andor de São Marçal em carro aberto.

por Maria Betânia Ribeiro
fonte: Correio do Minho

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 11:00


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags