Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 16.05.11

Racionalização de Meios não Prejudica Defesa da Floresta, diz Ministro

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou que a redução de meios na Fase Bravo de combate aos incêndios não põe em causa a defesa das florestas, já que houve uma maior aposta na eficácia.

«Houve um esforço de racionalização, é bom não esconder isso, em relação aos meios que vamos dispor ao longo de todo o ano, mas essa racionalização de meios fez com que passássemos a usar meios mais eficazes, ou seja, nós fizemos uma escolha dos meios que compõem o dispositivo de acordo com critérios de eficácia», disse Rui Pereira.

O ministro, que falava à margem da inauguração do novo quartel dos bombeiros voluntários de São Pedro de Sintra, sublinhou que os «constrangimentos e dificuldades financeiras» obrigaram a um esforço de racionalização.

Contudo, frisou, estão garantidos meios humanos e materiais necessários para uma defesa bem sucedida da floresta.

Segundo o secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, a redução de elementos na Fase Bravo é inferior a dez por cento.

«Em termos dos elementos totais operacionais que estão no terreno, vamos ter na fase mais crítica um total de menos de oito por cento dos efetivos, mas a aposta na melhor organização desses meios, acompanhada da dedicação de homens e mulheres do dispositivo, permitirá superar essa dificuldade», sustentou.

A Fase Bravo de combate aos incêndios florestais começa ontem, prolongando-se até 30 de junho, envolvendo 6.438 homens, 1.476 veículos e 24 meios aéreos, o que representa uma diminuição relativamente a 2010.

fonte: TSF

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:43


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Tags

mais tags