Mais de 350 bombeiros estão neste momento a combater os três principais incêndios activos no país nos distritos do Porto, Viseu e Guarda, de acordo com informações disponibilizadas no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Um incêndio em Sobrido, em zona de mato no concelho de Gondomar, está a mobilizar 134 operacionais que contam com a ajuda de 41 veículos. Às 7h26 o fogo continuava activo, mas apenas com uma frente e a evoluir favoravelmente.
Já um outro incêndio, que também lavra em zona de mato, mas em Vila Maior, no concelho de Castro Daire, contava com 134 efectivos e também com 41 veículos operacionais. O incêndio tinha às 6h27 uma frente.
Por último, um incêndio num mato de Nabais, no concelho de Gouveia, mobilizava às 7h23 109 homens e 27 veículos, tendo também apenas uma frente. Desde a meia-noite de hoje já se registaram 97 ocorrências, estando neste momento sete activas.
O incêndio em Alto das Lameiras, no concelho de Penafiel, que foi durante a noite o que mobilizou mais elementos e inspirou mais preocupações, já foi entretanto dominado. Durante a madrugada foram também controlados vários fogos no distrito de Vila Real, um no concelho de Montalegre e dois em Chaves. Os bombeiros também já conseguiram dominar o incêndio em Outinho, no concelho de Guimarães, no distrito de Braga, que tinha três frentes activas.
Ontem a Autoridade Nacional de Protecção Civil registou 295 ocorrências em todo o país, para as quais foi necessário mobilizar 4792 operacionais e 1247 veículos. Destas, 135 foram diurnas, tendo por isso contado com a colaboração de quase 200 missões de meios aéreos .
fonte: Público