Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 22.09.12

Helicópteros KAMOV vão cessar imediatamente operações de voo


Comunicado

Empresa De Meios Aéreos ( facebook)
Esclarecimento:
A paragem da frota Kamov é obviamente temporária, sendo uma medida de segurança comum na aeronáutica, sempre que surgem dúvidas que colocam em causa a segurança de voo. Alegadamente, em causa está uma discrepância entre o manual de manutenção que está em vigor pelo fabricante e o utilizado pela empresa privada que assegura a manutenção, tendo a decisão de parar partido desta ultima. 
Aguarda-se esclarecimento do fabricante (Kamov), para que seja retomada a normalidade nas operações de voo.




Os helicópteros KAMOV utilizados no combate aos incêndios vão ter que cessar imediatamente todas as operações de voo a pedido da empresa que assegura a manutenção dos aparelhos.
Uma nota do Ministério da Administração Interna (MAI) adianta que a Empresa de Meios Aéreos (EMA) recebeu hoje uma notificação da empresa que assegura a manutenção dos seis aparelhos a informar que os helicópteros KAMOV vão ter que «cessar de imediato todas as operações de voo».
A suspensão das operações de voo destes aparelhos surge na sequência do incidente ocorrido a 03 de setembro com um dos helicópteros KAMOV da frota da EMA, estando atualmente em curso as investigações a cargo do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA).
Fonte do MAI disse à agência Lusa que no decurso desta investigação foi reportado que alegadamente poderia existir uma desatualização entre o manual de manutenção utilizado pela empresa e o que está em vigor pelo fabricante.
Em consequência da notificação hoje recebida, o MAI determinou à EMA que apresente «com urgência» alternativas tendo em vista «assegurar e manter a capacidade operacional adequada nas missões confiadas à responsabilidade do Ministério, para as quais, neste momento, conta com 38 outros meios aéreos».
Na nota, o MAI salienta ainda que tais factos foram comunicados à Procuradoria-Geral da República «sem prejuízo das investigações técnicas em curso, tendo em vista o apuramento de todas as responsabilidades e a necessidade de acautelar a defesa dos interesses do Estado».

Fonte: TSF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 12:04


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30




Tags

mais tags