Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 18.02.11

Câmara desmente que socorro de Setúbal esteja em risco

O vereador Carlos Rabaçal (CDU) da câmara de Setúbal garantiu na última reunião de câmara, que os bombeiros sapadores da cidade estão “a funcionar como nunca” e que “nunca o município e a sua população estiveram desguarnecidos de apoio e socorro”. O autarca classifica os comunicados da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) e Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP) de “terrorismo verbal” e desmente que “o socorro em Setúbal esteja em risco”.
O caso remonta ao início de dezembro último quando Pedro Dinis, coordenador regional Setúbal/Alentejo da ANBP, avisou, em declarações ao “Setúbal na Rede”, que os sapadores de Setúbal deixariam de “poder acorrer a duas situações ao mesmo tempo” devido à mudança de horários. Perto do Natal, a ANBP e o SNBP voltaram à carga com a mesma questão emitindo um comunicado conjunto onde se podia ler que “o socorro em Setúbal estria em risco com a redução de efectivos”. O vereador Carlos Rabaçal fez questão de desmentir este último ponto, dizendo que “existem mais efectivos por turno”.
O vereador e também responsável pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros mostrou solidariedade com os bombeiros reconhecendo que “não é agradável ganhar menos dinheiro por não haver tantas horas extraordinárias”. “Nenhum bombeiro do país concorda com um horário de 35 horas, todos entendem que deviam ter um horário 47 horas”, acrescenta, lembrando que o Governo “impôs esta mudança de horários” e que a câmara teve de “repor a legalidade”. O autarca espera ainda melhorias no serviço com uma nova reestruturação “em Maio ou Junho”.
Estas declarações surgem numa altura em que os bombeiros sapadores se preparam para comemorar o seu 225.º aniversário. A data será assinalada no dia 21 de fevereiro no centro da cidade. A cerimónia de imposição de medalhas de distinção pelos anos de serviço está prevista para as 10 horas, na Praça do Bocage seguida de uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. Do programa constam ainda um desfile na avenida Luísa Todi, um simulacro de salvamento de uma vítima no topo dos Paços do Concelho com recurso a auto-escada, uma romagem ao cemitério de Nossa Senhora da Piedade para homenagear todos os bombeiros falecidos e a inauguração de um ginásio no quartel da companhia.




in: Setúbal na Rede

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:57


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags