Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 27.02.13

Simulacro em Valongo envolve meio milhar de operacionais

O concelho de Valongo vai avaliar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, no próximo dia 2 de março, com um simulacro que irá testar um vasto conjunto de meios de socorro do distrito. 
 
Organizado pela Câmara Municipal de Valongo e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o simulacro vai envolver cerca de 118 veículos, 514 operacionais e 165 figurantes, dos diversos agentes de proteção civil do Distrito. 
 
A testar o plano vão estar todos os Corpos de Bombeiros Voluntários do Distrito, INEM, GNR, PSP, Sapadores Florestais, Hospital de S. Martinho, AFOCELCA, SCERA Rádio Amadores, Fraternidade Nun"Alvares. O simulacro terá início a partir das 11.00, com um incêndio florestal, para testar a rapidez e eficiência dos meios de socorro existentes no distrito do Porto. 
 
Às 13.00 será ativado o Plano Municipal de Proteção Civil e assim o concelho de Valongo será transformado num verdadeiro teatro de operações. Ao longo da tarde serão realizadas inúmeras ações, num total de 16 cenários. Incêndios florestais, incêndios urbanos com evacuação de pessoas, resgate num fojo, incêndio no Hospital de S. Martinho com evacuação total, evacuação da Aldeia de Couce, resgate no Rio Ferreira e resgate numa ravina são alguns dos cenários que vão colocar à prova os inúmeros meios envolvidos neste simulacro. 
 
As evacuações do Hospital de S. Martinho e da Aldeia de Couce vão levar à montagem de um Posto Médico Avançado nas traseiras do Hospital onde serão prestados os cuidados médicos às vítimas. A coordenação de todos estes meios será feita a partir do Posto de Comando que ficará localizado junto à Biblioteca Municipal de Valongo.
 
 
por Diário de Noticias

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:20


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags