Um incêndio numa habitação do concelho da Ponta do Sol, na Madeira, desalojou uma família nesta madrugada.
Fonte dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava disse à agência Lusa que o alerta para o fogo chegou à corporação às 23:51 de sábado, que fez deslocar ao local três viaturas e seis homens, que regressaram ao quartel duas horas mais tarde.
O proprietário da habitação, José Carlos Vieira, explicou à Lusa que o incêndio começou num anexo da casa, onde viviam quatro pessoas, e propagou-se ao seu interior, desconhecendo a causa.
«Foi de repente. Destruiu os quartos, eletrodomésticos, as compras para a festa [Natal], ardeu tudo», declarou o morador referindo que a casa ficou sem condições de habitabilidade.
Os desalojados vão ficar esta noite em casa de familiares, estando previsto que na manhã de segunda-feira se desloquem à Câmara Municipal de Ponta do Sol para resolver a situação em colaboração com a Investimentos Habitacionais da Madeira.
Um outro incêndio, também nesta madrugada, destruiu uma tradicional casa de colmo em Santana, junto à igreja paroquial, que era a «Casa da Biosfera».
«Foi uma casa edificada propositadamente para a data de 25 de março, quando o concelho recebeu o galardão de Reserva Mundial da Biosfera», adiantou o presidente da Câmara de Santana, Rui Moisés, referindo que o espaço comercializava produtos tradicionais.
Rui Moisés disse que foi alertado para o incêndio pelas 07:00, elogiando o trabalho dos bombeiros que circunscrevam o fogo àquele espaço.
Estimando os prejuízos em mais de dez mil euros, o autarca declarou a situação como «suspeita», desconhecendo, ainda, se, face aos constrangimentos financeiros atuais, o município vai encetar a sua recuperação.
por TVI24