Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 15.08.11

Cegonhas Mortas Provocam Fogos

Portimão: Aves morrem em cabos de alta tensão e caem a arder

A electrocussão de cegonhas em postes de alta tensão, na zona do Porto de Lagos, concelho de Portimão, já deu origem a vários focos de incêndio neste ano. Os bombeiros e a população da zona estão preocupados com o risco dos fogos.

"Quase todas as semanas temos sido chamados a combater focos de incêndio na zona", confirma o comandante dos Bombeiros de Portimão, José Mestre, referindo que "a situação já foi comunicada ao Comando Distrital de Bombeiros e à REN [Rede Eléctrica Nacional]".

Francisco Jesus, morador na zona, diz que "muitas cegonhas vão alimentar-se no Aterro Sanitário do Barlavento, que fica próximo, e depois pousam nos cabos de alta tensão, que vão ter à subestação de electricidade".

"Algumas das cegonhas acabam por morrer sem causar fogos, mas outras caem a arder e provocam incêndios", explica Francisco Jesus, que diz também serem "frequentes os cortes de energia". Os residentes "vão deitar-se com a preocupação de que possa começar um fogo de um momento para o outro e que as chamas possam atingir as casas", refere ainda.

O combate aos incêndios junto dos postes de alta tensão também obriga a cuidados redobrados por parte dos bombeiros. Recentemente, para impedir o corte de energia, optaram por usar apenas material sapador para apagar as chamas, em vez de água.

O CM contactou a REN para saber se estava prevista alguma intervenção no local, mas não houve resposta em tempo útil. 
 
fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:45


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags