Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Domingo, 19.12.10

Mensagem de Boas Festas para os Bombeiros Portugueses

O Natal significa, como todos sabemos, nascimento e renovação.
No nascimento de uma criança há cerca de dois mil anos, celebramos o nascimento e a renovação de toda a espécie humana, com as suas forças e fraquezas, vitórias e fracassos, esperanças e desilusões.
Os bombeiros, pelo serviço generoso e perseverante que prestam à comunidade, ilustram da melhor forma a homenagem à vida e a solidariedade humana que relembramos nesta quadra.
A protecção civil é hoje uma dimensão essencial da segurança interna. Os incêndios florestais, os riscos ambientais, as catástrofes e os desastres quotidianos são desafios para os quais os Estados têm de estar preparados para dar cumprimento ao direito à segurança. Em Portugal, temos dado passos decisivos para reforçar o sistema de protecção civil. A criação de uma Secretaria de Estado e de uma Autoridade Nacional de Protecção civil, a instituição de um comando unificado, a profissionalização parcial do sector dos bombeiros, aos níveis central e municipal, o envolvimento das forças de segurança nas missões de protecção civil e a criação de uma Empresa de Meios Aéreos são alguns desses passos decisivos.
A nossa missão, porém, é sempre fazer mais e melhor.
Para isso contamos, como não poderia deixar de ser, com o imprescindível contributo dos bombeiros portugueses para uma das mais nobres tarefas do serviço público: a protecção e o socorro de pessoas e bens. Protagonistas de histórias repletas de coragem, abnegação e altruísmo, os bombeiros, quer pela sua cobertura territorial, quer pela proximidade às populações, são a base do nosso sistema de protecção civil.
No ano que agora termina – um ano excepcionalmente difícil em matéria de combate aos incêndios florestais – quero prestar uma sentida homenagem aos bombeiros que sacrificaram a própria vida no cumprimento da sua missão, fazendo jus ao lema “vida por vida”. Não esqueceremos a coragem demonstrada pela Josefa Santos, pelo João Pombo, pelo Carlos Santos, pelo Francisco Belo e pelo Manuel Correia e, tal como disse anteriormente, a melhor homenagem que lhes podemos prestar – e às suas famílias – é continuar este combate. É esse o nosso compromisso e é para o cumprir que trabalhamos arduamente.
Neste tempo de luz, de nascimento e de reunião familiar, quero desejar votos de um feliz Natal e um ano de 2011 repleto de sucesso pessoal e profissional a todos os bombeiros e bombeiras, na companhia das suas famílias e entes queridos. Bem hajam pelo trabalho desenvolvido ao longo deste ano e não esmoreçam perante um 2011 que, por certo, trará novos desafios. Para os enfrentarem, terão o apoio e estima de todos quantos servem a Administração Interna em Portugal.


Rui Pereira
Ministro da Administração Interna

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 16:28


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags