Bombeiros Voluntários de Beja, propuseram Tiago Santos para o “Prémio Bombeiro de Mérito-2010”. Na noite de 3 de Dezembro do ano passado, o jovem de 19 anos lutou sozinho contra chamas e salvou um casal, num incêndio que tinha deflagrado na Rua 1º de Dezembro, em Beja.
Tiago Santos (na foto) um jovem de 19 anos, bombeiro de 3ª classe dos Voluntários de Beja, foi proposto para o “Prémio Bombeiro de Mérito-2010”, uma iniciativa anual da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Na noite de 3 de Dezembro do ano passado, os gritos de socorro de um homem e de mulher, acordaram Tiago Santos, que se deitara meia hora antes, completamente esgotado, depois de um longo dia de serviço na corporação da cidade e quando se assomou à varanda e nas traseiras da sua casa viu os vizinhos à janela a pedir ajuda e da casa saia um grande rolo de fumo, indícios de um incêndios.
Enquanto dava instruções ao casal, um homem, de 73 anos e uma mulher, de 39 anos, Tiago ligou do seu telemóvel para a corporação a dar conta da ocorrência e acto contínuo, correu para casa do casal e salvou-os da morte.
Apesar do prazo de candidaturas só terminar no próximo dia 28 de Fevereiro, o processo de Tiago Santos já deu entrada na Liga de Bombeiros e Pedro Barahoana, segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja, fala de acto que “merece ser enaltecido”, independentemente de “ganhar ou não” o prémio.
Além do “Prémio Bombeiro de Mérito-2010”, a Liga dos Bombeiros Portugueses, atribui Menções Honrosas a uma Câmara Municipal, Dirigente associativo, Elemento do Quadro de Comando, Personalidade empresarial ou Empresa e Personalidade da sociedade portuguesa.
Depois de encerrado o prazo de entrega de candidaturas, em 28 de Fevereiro, uma Comissão de Nomeação reunirá até ao final de Março para propor candidatos, tanto ao Bombeiro de Mérito como às Menções Honrosas. Na presença dos nomeados pela respectiva Comissão de Nomeação, um Júri Nacional, escolherá durante o mês de Abril, em definitivo, os candidatos às distinções relativas ao ano de 2010.