Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Terça-feira, 02.10.12

Liga dos Bombeiros Pede Que Sejam Apuradas Responsabilidades

Está em causa o que falhou no combate aos incêndios que devastaram dois concelhos do Algarve. Ministro e comandante operacional nacional deviam responder, defende Jaime Soares.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, espera que as conclusões do relatório do centro de estudos sobre incêndios florestais seja o ponto de partida para que sejam apuradas responsabilidades.

“Há duas questões: a assunção da responsabilidade do senhor ministro, que não pode aliviar, e, em segundo lugar, o senhor comandante operacional nacional saber – já o disse publicamente que errou – se a sua consciência lhe permite continuar a exercer o cargo”, defende, em declarações à Renascença.

Além das falhas operacionais, o relatório independente sobre os incêndios do Algarve aponta recomendações, entre elas o uso de ferramentas adequadas para avaliar a evolução das chamas e acções de formação junto da população, para que se previnam de situações semelhantes.

O estudo, da autoria do investigador Domingos Xavier Viegas, foi entregue ao ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e aponta insuficiência de meios de combate associada à ocorrência simultânea de vários focos de incêndio nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel.

Para o presidente da Câmara de São Brás, António Eusébio, as conclusões dão razão às denúncias feitas na altura pelos presidentes dos dois municípios.


fonte: RR

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 14:20



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031




Tags

mais tags