Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 11.12.10

Duarte Caldeira Chuta Políticos Para Fora dos Incêndios Florestais

Bombeiros recusam ser "subalternos" dos poderes públicos - Duarte Caldeira

"Não aceitamos resignarmo-nos à dependência, que inviabiliza a criação de um modelo de desenvolvimento sustentado para as instituições que aqui representamos", afirmou Duarte Caldeira, intervindo na sessão de encerramento do 40º Congresso da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP).

O responsável da LPB, reeleito no congresso para mais três anos à frente da comissão executiva da Liga, disse ainda não compreender o motivo da tutela continuar a adiar "o objectivo estratégico de definir um novo regime de financiamento" para o sector das associações de bombeiros.

Duarte Caldeira manifestou, igualmente, não aceitar que a protecção e socorro dos cidadãos "signifique a transformação do voluntariado e do associativismo nos bombeiros como peça de museu".

Assim, sustentou, os bombeiros pretendem ser "parceiros dos poderes públicos mas, jamais, seus subalternos".

Dirigindo-se ao Presidente da República, que presidiu à sessão, Duarte Caldeira requereu a Cavaco Silva que "transmita um consistente sinal à sociedade, quanto à relevância que os bombeiros detêm".

Apelou ao PR para que contrarie o que apelidou de "evidentes tendências de diluição da imagem" dos bombeiros no contexto do Sistema de Protecção Civil, "transformando-a num mero agente, subordinado ao Estado e por este comandado". 
 
in:RTP

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 11:45



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags