Os Bombeiros Voluntários de Pombal deverão receber em breve uma nova viatura de desencarceramento de pesados, cujos custos serão comparticipados, em parte, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C). Ao todo, são 16 as corporações do distrito de Leiria que vão ser apoiadas na compra de novos carros, mas em Pombal (onde há muito são reivindicadas viaturas) o presente tem um sabor especial: vem a tempo das comemorações do centésimo aniversário da corporação.
“As candidaturas abrem a 1 de fevereiro, mas sabemos que o processo dura sempre à volta de um ano, por isso devemos receber o carro perto da data do centenário [em maio de 2012]”, conta o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, Rodrigues Marques.
A nova viatura terá um custo “sempre superior” a 250 mil euros, pelo que o apoio da CCDR-C – que cobre 70 por cento do investimento – é fundamental, explica Rodrigues Marques. Os restantes 30 por cento serão suportados pela associação de Pombal que, ao longo do ano passado, foi promovendo atividades com vista a angariação de verbas para renovar a frota.
Com a aquisição desta viatura, os bombeiros de Pombal ficam com a frota de desencarceramento e combate ao fogo “composta”. O próximo passo será a remodelação das ambulâncias da corporação. “Não são muito velhas, mas já andaram muitos quilómetros e começam a acusar sinais de desgaste”, justifica o presidente da associação.
in: asBeiras