Festa serviu para benzer ambulância do INEM que, em 2009, esteve no centro de uma polémica política
Os Bombeiros Voluntários de Rebordosa celebraram 33 anos de existência. A cerimónina decorreu no último domingo e contou com a presença do adjunto do Comando Distrital de Operações de Socorro, Artur Teixeira, que atribuiu uma das medalhas da Liga dos Bombeiros aos homens que cumpriram cinco, dez, 20 e 25 anos de serviço na corporação.
O 33º aniversário serviu, ainda, para benzer a ambulância do INEM que, em 2009, esteve na origem de uma polémica que envolveu as forças políticas locais.
Sem os discursos habituais durante a parada, a celebração dos 33 anos começou logo às 9h00 com o tradicional hastear da bandeira. Após a passagem pelo cemitério para homenagear bombeiros já falecidos, a festa continuou no quartel da corporação, onde três elementos receberam a Medalha de Mérito da Liga de Bombeiros. Os soldados da paz condecorados foram Joaquim Leal, Carlos Barbosa e Fernando Barbosa. Todos pertencem ainda ao corpo activo.

Houve ainda distinções para três bombeiros que cumpriram 20 anos de serviço, para um outro que é bombeiro há dez anos e, por fim, para 11 que vestem a farda vermelha há cinco anos.
Outro dos momentos altos da efeméride foi a benção de duas viaturas. Uma – oferecida pela empresa Sucatas Pinto - chegou a Rebordosa em Julho e está a ser utilizada em serviços administrativos. A segunda a ser benzida foi a ambulância do INEM.
Recorde-se que esta viatura esteve no centro de uma polémica, por ter sido uma promessa eleitoral dos candidatos socialistas à Junta de Freguesia de Rebordosa e à Câmara Municipal de Paredes. Mas quando todos estavam à espera de uma ambulância nova, em 2009, chegou uma viatura usada.
Mesmo com alguns quilómetros a mais do que o desejado, esta ambulância será equipada com um desfibrilhador automático, de forma a responder às exigências de um Posto de Emergência Médica, classificação atribuída aos Bombeiros de Rebordosa em Janeiro deste ano.
Aos 33 anos, a corporação rebordosense tem um corpo activo com 120 homens, apoiado por 30 viaturas. Dinamiza, igualmente, uma Escola de Bombeiros frequentada por 15 jovens.
fonte: Jornal Verdadeiro Olhar