Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 01.02.13

Eu faço parte de uma instituição de Heróis!

Todos vocês sabem dizer o que acham acerca de uma corporação de Bombeiros, sabem rebaixar, dizer o que há de mal num serviço, dizer que os bombeiros são isto e aquilo… Vocês queixam-se dos nossos erros, não nos felicitam pelas nossas vitórias. Mas não têm dois dedos de testa para dizer os riscos que um Bombeiro passa, para salvar a TUA vida!

Quando alguém se sente mal, e vêem a pessoa adorada à beira da morte sabem para quem ligar, quando a sua casa está a arder, e vêem as suas coisas que tanto custou comprar a serem destruídas, sabem para quem ligar! Deixando suas casas, suas famílias esperando e rezando para que tudo corra bem, dando as suas vida para salvar um Ser Humano! E mesmo assim, quando os Bombeiros chegam são bombardeados com a tal frase “ Demoraram muito tempo “.

Dizem que demoramos muito tempo a chegar ao local, mas não fazem ideia do que passámos para chegar até vocês. Dizem que ser Bombeiro é uma profissão como outra qualquer, é porque definitivamente não sabem o que é ser um Bombeiro.

O que é para vocês um Bombeiro?
É fácil responder, mas difícil de compreender. É uma pessoa com uma roupa engraçada que vai a correr para um incêndio de mangueira na mão e apaga o fogo?...
É uma pessoa que mete alguém dentro de um carro e transporta-a para o hospital?...
Se assim fosse, porquê não o fazes tu?...
Porque não vais tu para o meio das chamas?...
Sentir o calor do fogo, a ouvir os estalos das chamas, e sempre a rezares para que não fiques encurralado!
Porque não transportas tu a pessoa?...
Quando há um acidente ao qual envolve veículos e vitimas, porque não vais tu lá? Quase a destruir o veículo, mas sempre com o pensamento do tipo "será que só está a minha espera para sair do carro"?...
Será que está morta?...
Será que tem ferimentos graves ou que são ligeiros?
E se for um bebé que precisa de assistência médica?
Vais ter coragem para te chegar à frente?...
Pior que isso, é quando pensas que vais socorrer alguém que nunca viste na vida, e começaste a aperceber que estás numa rua conhecida, e quando dás por ti, estás a olhar para a tua mãe, pai, avó, ou, até mesmo para um amigo!

Não sabem o que é ser um Bombeiro, nem sabem ver que arriscamos tudo por vocês. É triste!!! Chegamos a chorar pelas outras pessoas, porque simplesmente nos ficam na cabeça, como se fossem nossa família. Remoemos cada caso, cada serviço. Há coisas que nos marcam. Mas vocês não conseguem ver!!

Dava uns minutos para que trocasses connosco e veres o quanto dói ser criticado num trabalho como o nosso. Nós, não somos de ferro! Somos feitos de pele, carne e osso!

Temos um coração, que nos dói cada vez que damos o que podemos dar, cada vez que nos esforçamos para te salvar, e única coisa que tu sabes fazer, é acusar-nos e criticar-nos.

E quando um bombeiro sai para uma ocorrência e não volta?
Pois, aí já dizem “coitadinho, deu a vida por um de nós”, mas só aí, é que lhe dão o respectivo valor.
Tenho orgulho no que sou, orgulho na farda que visto. É um orgulho que nem todos conseguem suportar, e por vezes iremos ter que cair, mas por vocês, levantamo-nos, todos os dias!

Por vocês, vestimos a farda vermelha, e toda a vida iremos manter o lema "Vida Por Vida". Um Bombeiro é um Herói, mas não tem super poderes.

E eu?...
Eu faço parte de uma instituição de Heróis!


Marco António Francisco
diariobombeiro@gmail.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:54



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags