Nova York amanheceu com as ruas repletas de policiais no dia em que se completam 10 anos dos atentados terroristas às Torres Gêmeas. Os acessos ao sul da ilha de Manhattan estão todos com barreiras montadas pela polícia.
O trânsito está bloqueado em um perímetro que pode chegar a dez quadras do World Trade Center, dependendo da região. Por volta das 6h30, havia mais viaturas do que carros de civis nas ruas. Nas estações de metrô, avisos nas caixas de som diziam que as pessoas com mochilas poderiam ter que passar por revistas. No céu, dois helicópteros sobrevoavam a área do World Trade Center. No rio Hudson, lanchas da Guarda Costeira com metralhadoras na proa faziam patrulha na margem oeste, no Battery Park.
Nas pontes do Brooklyn, de Manhattan e de Williamsburg, policiais param todos os veículos. A seguranca é intensa e para se chegar a área de imprensa, no lado ocidental do Memorial do 11/9, é preciso atravessar pelo limite sul da ilha, perto do Battery Park.
Centenas de familiares de vítimas se aglomeravam ao amanhacer na área à espera dos presidentes Barack Obama e George W. Bush, que participarão do tributo. Ao contrário do que os meteorologistas previam, nao chove. O céu está azul, com poucas nuvens, exatamente como no dia 11 de setembro de 2001.
A cerimônia começará às 8h35(horário de Brasília) e deve terminar por volta das 13h.
O chefe de polícia de Nova York, Raymond Kelly, confirmou o reforço do esquema de segurança, que prevê o aumento de 30% no número de patrulhas, a colocação em prática de controles de veículos, a multiplicação das revistas de pessoas nos transportes comunitários, uma vigilância maior de pontes, túneis, monumentos e prédios oficiais, ao lado da inclusão de um maior número de cães farejadores no policiamento.
O principal assessor antiterrorismo de Barack Obama, John Brennan, e o da Segurança Nacional, Tom Donilon, mantêm o presidente Barack Obama informado sobre os mais recentes desdobramentos de uma ameaça verossímil, mas não confirmada de atentado, lembrou o porta-voz da presidência, Jay Carney.
O reforço no policiamento foi estendido a Washington e Shanksville (no Estado da Pensilvânia), onde os atentados também deixaram vítimas e onde serão realizadas cerimônias.
Com informações adicionais da agência AFP
por Eduardo Graça Moreno Osório
(Directo de Nova York)