Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 11.02.12

Bombeiros do Distrito de Braga recebem Formação

Terminou no passado dia 4 deste mês a Formação de Equipas de Bombeiros Especializadas em Combate a Incêndios Florestais (EBECIF). A ação, que teve a duração de um ano (Fevereiro de 2011 a Fevereiro de 2012), foi desenvolvida e promovida pelo CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) de Braga em regime de voluntariado.
 
Na iniciativa participaram equipas de cinco elementos dos Corpos de Bombeiros Voluntários de Braga, Vizela, Fafe, Famalicão e Cabeceiras. Os formadores, de várias proveniências (Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga (CDOS); Corpos de Bombeiros; Autoridade Florestal Nacional, (AFN); Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade,(ICNB); GIPS-GNR; Gabinete Técnico Florestal de Vila Verde), participaram nesta atividade nos seus tempos livres e de forma gratuita.
Com esta formação pretendeu-se dotar os formandos de competências e amplos conhecimentos do comportamento do fogo e do incêndio, incidindo a sua formação de forma mais intensa na vertente prática, de forma a formarem uma equipa de intervenção especializada no combate a incêndios florestais, em cenários de grande complexidade.
 
A componente prática contemplou sessões diurnas e noturnas em contexto real de uso de fogo, enquadrado por elementos do Comando Distrital e de comando dos corpos de bombeiros e técnicos credenciados no uso de fogo.
Para isso, os formandos tiveram 40 horas de formação teórica e 130 horas de formação prática.

TEÓRICA
Unidades de Formação - Horas
Protocolo de Equipa - 1
Organização do Teatro de Operações - 1
POSIT/Procedimentos de Comunicação Rádio - 1
Preservação de Vestígios - 1
Combustíveis - Tipo e Comportamento - 2
Princípio de Análise - 1
Alienação de Forças - 1
Comportamento do Incêndio Florestal - 2
Tipos de Ferramentas e sua Utilização - 2
Procedimentos de Segurança com Ferramentas - 2
Abertura de Faixas - 2
Manutenção de Equipamento - 2
Procedimentos de Segurança - 2
Meios Aéreos - 1
Fire-shelter - 1
Operações de Veículos - 1
Conceitos - 2
Meios de Extinção Terrestres - 2
Meios de Extinção Aéreos - 1
Métodos e Tácticas - 2
Operações de Rescaldo - 1
Leitura de Cartas Militares - 2
GPS - 2
Orientação - 3
Avaliação - 2
Total - 40

Prática
Unidades de Formação - Horas
Procedimentos de Segurança - 130
Prática e Segurança na Operação com Equipamentos
Provas de Orientação
Abertura de Faixas
Manobras de Combate e Extinção
Manobras de Rescaldo e Vigilância
Manutenção de Equipamentos
Preparação Física
Total
130

A formação decorreu sem custos. Tanto o tempo investido na formação, como as deslocações e alimentação ficaram a cargo de cada um dos Corpos de Bombeiros e/ou do próprio elemento, já que as deslocações eram feitas nos veículos dos Corpos de Bombeiros ou da entidade a que pertenciam, no caso dos formadores.
Agradecimento especial ao Eng. António Vivas (AFN), que para além de formador, coordenou toda a ação na sua componente prática.
 
O encerramento da formação decorreu no passado dia 04 de Fevereiro com o dia preenchido com a Formação Prática, onde participaram as cinco equipas (09:30 - 18:00).
Posteriormente decorreu a sessão de encerramento com a entrega de certificados aos formandos e formadores no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde.
 
Estiveram presentes na sessão, para além do Comandante Operacional Distrital de Braga, Sr. Hercílio Campos enquanto promotor desta iniciativa, o Vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Rosas, o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, Comdt. António Marinho e o Chefe da Divisão de Protecção Civil, Eng. Paulo Pereira.
 
O Comandante Operacional Distrital de Braga, agradeceu a todos quantos tornaram possível a realização desta formação, nomeadamente a todos os formadores, como também aos formandos pela entrega ao longo de todo o período formativo, bem como à Câmara Municipal de Vila Verde e ao Ex-Governador Civil de Braga, Dr. Fernando Moniz que nessa qualidade deu um importante incentivo a esta formação na aquisição de todo o equipamento e ferramentas de suporte à atividade destas equipas.”
 
 
fonte: Correio do Minho

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:52



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags