Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 09.02.12

IM elabora cenários climáticos para o continente no séc XXI

As alterações climáticas previstas a nível global irão ter um impacto significativo em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas, exigindo, a médio e longo prazo, medidas de adaptação que permitam a redução do risco, quer a nível global quer a nível individual, na planificação das atividades e do investimento futuro.

Por forma a contribuir cientificamente para a sustentação destas medidas de adaptação, o Instituto de Meteorologia, I.P. desenvolveu, em parceria com o Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa e integrado no consórcio Europeu ECEARTH, a realização de cenários globais para o clima de Portugal continental, cujos resultados serão igualmente integrados no próximo relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC). 

Neste exercício, numa primeira fase realizado com uma resolução de 125Km, foram utilizados dois cenários contrastantes. Um, menos gravoso, admitindo o controlo do aumento das emissões dos gases de efeito de estufa, que atingiria um máximo na concentração em meados do séc. XXI, e um outro cenário mais gravoso resultante de um crescimento contínuo nas emissões durante o séc. XXI. 

Dos resultados obtidos realça-se o aquecimento médio no território no final do século XXI em cerca de 2,5ºC e 4ºC, respetivamente para os cenários trabalhados, e a diminuição da precipitação em todo o território para qualquer dos períodos de 30 anos considerados, com especial incidência na região sul.

Os trabalhos neste domínio prosseguem no IM, agora na preparação de cenários à escala ibérica com maior detalhe espacial, a 27 km e 9 km de resolução



Fonte: www.meteo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:00



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829




Tags

mais tags