Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Domingo, 03.04.11

Incêndios: Proprietários devem limpar terrenos para enfrentar cortes no combate - Associação de técnicos

O Governo deve obrigar os proprietários a limpar os seus terrenos como forma de ultrapassar a redução dos meios de combate a incêndios, defendeu hoje o presidente da associação de técnicos de segurança e proteção civil (AsproCivil).

A limpeza e preparação do terreno é, para Ricardo Ribeiro, “determinante” para que os incêndios tenham “menor impacto”, pelo que se deve “começar já a pensar na prevenção, nomeadamente com a limpeza do combustível nas zonas verdes”.

Admitindo que a redução de gastos com o combate aos incêndios, anunciada no domingo pelo presidente da Protecção Civil, “já era esperada no contexto da atual crise”, Ricardo Ribeiro sublinhou que a prevenção é a única forma de ultrapassar a situação.

“Não envolve assim tantos custos e os municípios, as associações de agricultores e os próprios agricultores e proprietários deveriam desde já começar a fazer isso”, referiu, defendendo que “se fosse feito, não se gastaria depois tanto dinheiro” no combate a fogos.

O presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Arnaldo Cruz, admitiu no domingo que serão feitos cortes no orçamento para meios de combate a fogos na ordem dos 20 por cento, sendo que os meios aéreos serão os que sofrem maior redução.

“Esta situação do corte - que não é positiva obviamente - pode ser grave ou suportável”, adiantou o presidente da AsproCivil.

“Os meios aéreos são sempre os mais caros para o Estado e o contribuinte português” e são “um meio importante de combate aos incêndios” pelo que pode, de facto, “pôr algumas condicionantes e limitações ao ataque direto ao incêndio” especialmente quando “houver vários incêndios grandes ao mesmo tempo”, reconheceu.

No entanto, insistiu, “a nossa grande preocupação enquanto técnicos de proteção civil é que o Governo atue imediatamente, obrigando câmaras, associações de agricultores e proprietários a fazer aquilo que a lei já obriga há vários anos - a limpeza e medidas de prevenção de incêndios -, mas que nunca é cumprido e que depois se traduz no agravar da dimensão e intensidade dos incêndios”.

fonte: Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:04


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags