Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 15.04.11

Simulacro na Central Termoelétrica de Setúbal foi bem Sucedido

O exercício de salvamento de um trabalhador inanimado numa das chaminés da central termoeléctrica de Setúbal “decorreu sem incidentes”. Sousa Ribeiro, técnico principal da segurança da central, e o major Paulo Lamego, comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, afirmam que o exercício serviu para “testar os meios humanos e técnicos da equipa de resgate, especializada neste tipo de emergências”.

Sousa Ribeiro acrescenta que “este tipo de simulacros é rotineiro, servindo para reforçar a capacidade de reação dos bombeiros sapadores a qualquer tipo de incidentes” no centro de produção de Setúbal. Apesar de a central contar com uma equipa de primeira intervenção, preparada para lidar com algumas situações de emergência, “é necessário quase sempre contar com a cooperação dos bombeiros sapadores”.

A situação de emergência em causa impôs o salvamento de um trabalhador que subiu à torre para substituir lâmpadas de sinalização aérea. Este operário, como qualquer outro, foi sujeito a um controlo de taxa de alcoolémia e à verificação dos equipamentos de proteção pelo técnico principal da segurança da central, que realça a obrigatoriedade desse controlo. O trabalhador subiu à altitude dos 70 metros da chaminé, acompanhado de um colega, onde mostrou sinais de debilidade, dando início à operação de salvamento.

O simulacro durou cerca de hora e meia, e, apesar de estar inicialmente previsto para 60 minutos, o subchefe dos bombeiros sapadores, Ulisses Aurélio, justifica este atraso devido à “boa intervenção dos primeiros bombeiros munidos do suporte básico de vida, conseguindo estabilizar a vítima que se encontrava com dificuldades respiratórias”. Esta situação permitiu à restante equipa “prosseguir com calma na operação de descida da vítima em maca, manobra sempre complicada”.

Sob o comando de Paulo Lamego, a equipa de resgate dos Bombeiros Sapadores foi composta por 17 elementos, mais quatro que o habitual e três viaturas de apoio. O grupo contou ainda com o apoio de uma ambulância, que transportou a vítima para a mais próxima unidade hospitalar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:16


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags